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Title: Empreendedorismo "estilo de vida": o caso dos pequenos negócios TER
Author: Cunha, Conceição Maria Oliveira da
Advisor: Kastenholz, Elisabeth
Carneiro, Maria João Aibéo
Keywords: Turismo
Turismo rural
Empreendedorismo
Motivação turística
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Elevadas expectativas têm vindo a ser colocadas no empreendedorismo e na criação de pequenas empresas como meio para a regeneração das economias de muitas zonas rurais. O turismo é um dos setores que pode contribuir, bem como beneficiar da dinâmica empreendedora que se conseguir criar nestes territórios. Ainda que os contributos económicos e sociais dos pequenos negócios de turismo em espaço rural sejam crescentemente estudados e reconhecidos, a atuação dos proprietários e gestores não está clara, em particular no que se refere ao fenómeno do empreendedorismo “estilo de vida”. O objetivo desta investigação é contribuir para um melhor entendimento dos empreendedores “estilo de vida”, do seu perfil, das suas motivações e, particularmente, da forma como atuam na gestão dos seus pequenos negócios, visando igualmente uma compreensão das consequências do seu modo de gestão ao nível do sucesso empresarial. Para a concretização deste objetivo optou-se por realizar um estudo qualitativo, de profundidade, com recurso ao estudo de caso suportado por uma revisão prévia da literatura. Este estudo foi aplicado no Alto Alentejo, região rural do interior sul de Portugal, a qual, embora apresentando algumas características de ruralidade remota, possui um potencial turístico relevante. Foram entrevistados oito empreendedores, proprietários e gestores de pequenos negócios de alojamento localizados em áreas rurais. As entrevistas foram complementadas com dados obtidos em outras fontes, nomeadamente, entrevistas a turistas hospedados nos empreendimentos, observação direta e documentação variada. Recorreu-se a uma análise de conteúdo para o tratamento da informação recolhida, adotando-se uma abordagem categorial na sistematização dos dados, tendo por base os referenciais teóricos mais relevantes. Os resultados obtidos permitiram identificar padrões que indiciam comportamentos diferenciados nas práticas de gestão por parte de um grupo de empreendedores claramente conotados com características “estilo de vida”. Estes empreendedores apresentam, também, níveis superiores de satisfação com o negócio e com a opção de vida que tomaram, o que, aparentemente, contribui para o sucesso dos seus empreendimentos.
High expectations have been placed on entrepreneurship and on small businesses as a means of regeneration of many rural economies. Tourism is one of the sectors that can contribute to, and benefit from, the entrepreneurial dynamics created in these territories. Although the economic and social contributions of small rural tourism businesses are increasingly studied and recognized, the role of the owners / managers is not clear, particularly regarding “lifestyle” entrepreneurship. The aim of this research is to contribute to a better understanding of “lifestyle” entrepreneurs, their profile, their motivations and, mainly, their business management practices, also including an understanding of the consequences of the way of management on business success. To accomplish this objective, the decision was to undertake a qualitative in-depth research, using the case study which was supported by a previous literature review. This study was conducted in the Alto Alentejo region, a rural region in the southern inner part of Portugal which, regardless of some characteristics of remote rurality, has significant tourism potential. Eight entrepreneurs, owners and managers of small tourism accommodation units in rural areas, were interviewed. The interviews were complemented with data from other sources, namely interviews with guests, direct observation and diverse documentation. The collected data was processed adopting a categorical approach. A content analysis was performed, taking into account the most relevant theoretical frameworks previously reviewed. The results obtained allowed to identity patterns, which indicate different behaviors in management practices within a group of entrepreneurs clearly associated to “lifestyle” characteristics. These entrepreneurs also demonstrated higher levels of satisfaction with their business and life choices, which apparently contributes to the success of their endeavors.
Description: Doutoramento em Turismo
URI: http://hdl.handle.net/10773/17246
Appears in Collections:DEGEIT - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

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