DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial > DEGEI - Dissertações de mestrado >
 A influência da gestão de redes no desenvolvimento económico dos destinos
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1709

title: A influência da gestão de redes no desenvolvimento económico dos destinos
authors: Veloso, Alexandre de Lima
advisors: Eusébio, Celeste
Breda, Zélia Maria de Jesus
keywords: Gestão do turismo
Destinos turísticos
Desenvolvimento regional
issue date: 2009
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A presente dissertação tem como objectivo principal detectar e analisar os efeitos da adopção do modelo de gestão através de redes nos impactos económicos do turismo num destino. Para que este objectivo fosse alcançado, o primeiro passo foi o de realizar uma revisão bibliográfica sobre temas relacionados com esta área de investigação, nomeadamente o sistema de gestão através de redes, os modelos de desenvolvimento económico, os impactos decorrentes da actividade turística num destino, metodologias de avaliação e quantificação dos impactos economicos e, finalmente, a relação existente entre a adopção do modelo de gestão através de redes e o desenvolvimento turístico e económico dos destinos. O enquadramento teórico realizado foi sintetizado num modelo de investigação que procurava avaliar a influência das redes no impacto económico do turismo. Por questões metodológicas o modelo principal foi dividido em dois submodelos, o primeiro analisando a influência da gestão de redes na oferta turística de um destino e o segundo analisando esta mesma influência na procura turística. A partir dos modelos desenvolvidos, foram elaboradas hipóteses de investigação. A principal hipótese formulada propõe que a adopção da gestão através de redes nos destinos origina um acréscimo dos benefícios económicos que o turismo proporciona para esse destino. Para que esta hipótese principal e todas as hipóteses derivadas fossem verificadas, foi realizado um estudo de caso que teve como objecto a rede formada pelo integrantes das Rotas Gourmet de Lousada, município localizado na Região Norte de Portugal. Nesta investigação foram contactados todos os elementos da oferta turística local para a realização de entrevistas semiestruturadas. Os dados recolhidos nas entrevistas foram objecto de análises qualitativas e quantitativas. O objectivo da análise dos dados foi o de detectar, na prática, de que forma a organização em rede influencia a procura e a oferta turística dos destinos e consequentemente que alterações poderão ocorrer nos beneficios económicos que o turismo proporciona para os destinos. Este estudo fornece alguns contributos para um melhor conhecimento da relação entre modelos de gestão dos destinos através de redes e desenvolvimento económico destes destinos. Além disso, este estudo pode e deve servir de base para que novas investigações sejam feitas sobre o tema, para que cada vez se acumule mais conhecimento sobre os efeitos dos modelos de gestão implementados nos destinos turísticos. ABSTRACT: This dissertation aims to identify and analyze the impact of network management model on a tourism destination. In order to achieve this objective, a theoretical reflection was first carried out. This included the study of fields such as network management, economic development, the economic impact of tourism, its assessment and measurement, and, finally, the relationship between network management and tourism development. The conceptual framework was summarized in a research model designed to assess the influence of a network on the economic impact of tourism. For methodological reasons, this main model was divided into two sub models, one of which analyzed the influence of networks on the supply side of tourism, while the other focused on the demand side. Based on these models, a number of research hypotheses were then formulated. The main hypothesis proposes that the adoption of the network management model on a tourism destination will increase the benefits of tourism on the local economy. In order to test this, and the other interrelated hypotheses formulated by the author, a case study was carried out. It focused on a network built around a Gourmet Route centered on the municipality of Lousada, in northern Portugal. The research data was collected through semi-structured interviews conducted with all of Lousada’s tourism suppliers. This data was analyzed by quantitative and qualitative methods. The results were employed to determine the way in which network management can effectively influence the local economy, and also to measure the real impact of network on the destination. The research work led to some interesting results. The influence of network management on the economy of Lousada was identified and analyzed on a scientific basis. This dissertation may serve as a starting point for further research in this field, aiming to shed some light on the effects of management models on tourism destinations.
description: Mestrado em Gestão e Planeamento em Turismo
URI: http://hdl.handle.net/10773/1709
appears in collectionsDEGEI - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
2010000060.pdf1.98 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2