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 Introdução da educação a distância no Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla (Angola)
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/17038

title: Introdução da educação a distância no Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla (Angola)
authors: Lima, Yola Filomena Ferreira Marinheiro
advisors: Ramos, Fernando
keywords: Multimédia em educação
Ensino à distância - Angola
Ensino superior
B-learning
E-learning
Internet
Tecnologias da informação e comunicação
issue date: 2016
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Este estudo teve como finalidade averiguar os principais problemas com a introdução da educação a distância no Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla, em Angola, nas suas principais vertentes: institucional, pedagógica, tecnológica e operacional. No enquadramento teórico, procuramos aprofundar o conceito de educação a distância, quer em termos da sua evolução histórica e modelos. Procurámos, igualmente, relacionar este conceito com o ensino superior em África, tendo como foco principal Angola. Do ponto de vista metodológico foram adotados dois procedimentos: o “Estudo de Caso”, uma vez que pretendíamos diagnosticar o estado atual do ensino no Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla e a “Investigaçãoação” dada a ambição de propor uma oferta educativa na modalidade de educação a distância na referida instituição de ensino. De uma forma global, chegamos à conclusão que há necessidade da instituição definir políticas e responsabilidades em relação à modalidade de educação a distância. Com base nos resultados alcançados perspetiva-se a criação de estratégias para o desenvolvimento da educação a distância nesta instituição, tendo em conta a formação dos docentes e estudantes, condições tecnológicas e a construção de infraestruturas de comunicação que possibilitem a implementação da educação a distância com suporte das TIC.

This study aimed to determine the main problems with the introduction of distance education at the Instituto Superior de Ciências da Eduação of the Huíla, Angola, in its main areas: institutional, pedagogical, technological and operational. In the theoretical context, we seek to deepen the concept of distance education, both in terms of their historical development and models. We tried also to relate this concept with the higher education in Africa, focusing mainly on Angola. From a methodical point of view we adopted two procedures: the "Case Study" as we wanted to diagnose the current state of education in the Instituto Superior de Ciências da Eduação of the Huíla and "Researchaction" given the ambition to propose an educational offer for distance education in that educational institution. Globally, we concluded that there is a need for the institution to set policies and responsibilities in relation to distance education. Based on the results achieved we expect the creation of strategies for the development of distance education in this institution, taking into account teachers and students’ training, technological conditions and the construction of communications infrastructure to enable implementation of distance education with support of ICT
description: Doutoramento em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/17038
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DE - Teses de doutoramento

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