Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17007
Title: Contributos da diversidade linguística e cultural na promoção da leitura no 1º CEB
Author: Pereira, Carla Sofia Rodrigues
Advisor: Oliveira, Rosa Maria Marques Faneca de
Keywords: Ensino básico 1º ciclo
Diversidade linguística
Diversidade cultural
Hábitos de leitura
Motivação dos alunos
Literatura infantil
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito das unidades curriculares Prática Pedagógica Supervisionada B2 e Seminário de Investigação Educacional B2, do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, tendo como questão de investigação: De que forma é que a Diversidade Linguística e Cultural (DLC), presente em sala de aula, pode ser potenciada para a promoção da leitura?. Para além disso, foram delineados os seguintes objetivos de investigação: i) caracterizar a DLC na sala de aula e ii) desenvolver propostas de rentabilização da DLC para a promoção da leitura. Posto isto, foram também delineados alguns objetivos pedagógico-didáticos, nomeadamente: i) promover conhecimentos, capacidades e atitudes de respeito pela DLC, com recurso à literatura infantil e ii) promover a leitura. De forma a dar resposta aos objetivos e à questão de investigação, foi desenvolvido um projeto de intervenção didática, com a duração de cinco sessões, implementado entre abril e maio de 2015, numa turma do 1.º ano de escolaridade, de um agrupamento de escolas da periferia de Aveiro, onde decorreu a Prática Pedagógica Supervisionada B2. O projeto desenvolvido tem características de investigação-ação sendo que as técnicas e instrumentos de recolha de dados utilizados foram, a observação, as notas de campo e os inquéritos por questionário. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que a DLC pode ser potenciada para a promoção da leitura, recorrendo a atividades como: i) a leitura e audição de histórias; ii) o reconto, recorrendo (ou não) às ilustrações; iii) a leitura expressiva de excertos, explorando diferentes entoações vocais; iv) a observação, identificação e exploração de palavras escritas em diferentes línguas; v) a visualização e discussão de PowerPoints, explorando, a título de exemplo, os costumes, a forma de vestir, a forma de comer, a gastronomia e/ou a música característicos de uma cultura e vi) as dramatizações. Para além disso, os dados analisados revelam que a exploração da DLC, com recurso à leitura, pode ser integrada noutras atividades, nomeadamente, e a título de exemplo, nas áreas do Português, do Estudo do Meio e da Educação para a Cidadania. Ainda foi possível verificar que o recurso a atividades de exploração da DLC, bem como de promoção da leitura, podem desencadear o desenvolvimento de competências transversais, como a capacidade de observar, analisar e refletir.
This Internship Report was written in context of the curricular units Supervised Teaching Practices B2 and Educational Investigation Seminar B2, of the Master’s Degree in Teaching 1st and 2nd cycles of Primary Education (grades 1 to 6) with the intention of answering the following question: How can Linguistic and Cultural Diversity (LCD) in the classroom be used to promote reading? In addition, the following investigative aims were stipulated: i) to characterize LCD in the classroom and ii) to develop suggestions on how to use LCD to promote reading. Therefore, some pedagogical and didactic aims were also stipulated, namely i) to promote knowledge, skills and respect for LCD, through the use of children’s books and ii) to promote reading. So as to achieve the aims and answer the question of this investigation, a didactic intervention project with the duration of five sessions was conducted with a 1st grade class in a school on the outskirts of Aveiro, where Supervised Teaching Practices B2 took place. This project was action-research based and the techniques and instruments for data collection were observation, field notes and questionnaire surveys. The results obtained allow us to conclude that LCD can be used to promote reading through activities such as: i) reading and listening to stories; ii) retelling stories with or without illustrations; iii) expressive reading of passages, exploring different vocal intonations; iv) observing, identifying and exploring words in different languages; v) watching and discussing PowerPoint presentations which explore, for example, customs, clothes, eating habits, gastronomy and/or music typical of a specific culture and vi) dramatizing. Furthermore, the data reveals that the use of LCD through reading can be integrated in other activities in subjects such as Portuguese, Science and Civics. We can also verify that the use of activities which explore LCD and promote reading can contribute to the development of transversal skills such as the ability to observe, analyze and reflect.
Description: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/17007
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório de Estágio 59646.pdf5.93 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.