Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/16795
Title: | Geração de ideias no desenvolvimento de um novo produto na ALGAPLUS |
Author: | Ribeiro, Ana Isabel Pinheiro |
Advisor: | Barbosa, Maria de Belém da Conceição Ferreira Amaral, Irina Adriana Saur |
Keywords: | Gestão Alimentos funcionais Algas Novos produtos |
Defense Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A procura por produtos que promovam a saúde e o bem-estar, o aumento da
esperança média de vida, consequente preocupação com a sua qualidade e o
culto do estilo de vida saudável, para compensar o ritmo de vida acelerado e o
stress do quotidiano, são uma tendência crescente. É neste cenário que os
alimentos funcionais são uma oportunidade de mercado emergente mas pouco
explorada pelas organizações, à exceção de algumas grandes multinacionais.
O presente relatório de projeto profissional, fundamentado na revisão literária
sobre as temáticas de desenvolvimento de novos produtos, pesquisa do
comportamento do consumidor e alimentos funcionais, consiste aplicação
prática das primeiras etapas do desenvolvimento de um novo produto
alimentar de cariz funcional no contexto de uma empresa. O estudo desta
questão é pertinente na medida em que o desenvolvimento de novos produtos,
e em particular os de alimentos funcionais, é um processo muito dispendioso e
a taxa de insucesso no mercado é considerável, pelo que auscultar a opinião
dos potenciais consumidores pode contribuir para minimizar os riscos de
insucesso.
Para responder ao problema proposto, acerca do formato preferencial para um
novo produto alimentar funcional à base de macroalgas e principais benefícios
de saúde, optou-se por uma abordagem qualitativa através da estratégia de
investigação de estudo de caso único do tipo descritivo. Por meio dos focus
group realizados, como técnica de recolha de dados, os principais resultados
obtidos apontam para uma aceitação generalizada das algas na constituição
dos alimentos. Ainda que os participantes tenham apresentado várias opções,
o produto sob formato de massa foi mencionado espontaneamente e de forma
consensual por vários elementos em todas as sessões de focus group
realizadas. The demand for products that promote health and well-being, the increase of life expectancy and consequently the concern with a healthy lifestyle to offset the stress of everyday life are a growing trend. In this scenario, functional food arises as an excellent but little explored opportunity by the organizations, except for a few large multinationals. Based on the literature review of new product development, consumer behavior research and functional food, the report of this Professional Project should constitute the first stage of a new functional food product development process on a company context. The study of this matter becomes relevant since the development of new products, particularly of functional food, is a very expensive process and the failure rate in the market is considerable. For that reason listening to consumers may contribute to minimize the risk of failure. In order to respond to the problem proposed, about the preferred format for a new functional food product based on seaweed and the major health benefits expected, a qualitative approach based on a single case study research strategy was adopted. Through focus group conducted as data collection technique, the main results point to a widespread acceptance of seaweed as a food ingredient. Though participants have presented several options, pasta was mentioned spontaneously and consensually by various elements in all focus group sessions held. The number of participants in the sessions wasn´t the one expected, which may represent one of the main limitations of this study. |
Description: | Mestrado em Gestão |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/16795 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEGEIT - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.