Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/16776
Title: Diferenciação pedagógica na escrita |e pontuação: um caso no 1º CEB
Author: Ferreira, Tânia Sofia Henriques
Advisor: Simões, Ana Raquel
Keywords: Pedagogia diferencia
lMétodos pedagógicos
Ensino básico 1º ciclo
Pontuação
Composição escrita
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente relatório é parte integrante da unidade curricular Prática Pedagógica Supervisionada B2, pertencente ao 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, ministrado na Universidade de Aveiro. Por se preconizar uma organização escolar que vá além da uniformidade, isto é, que compreenda que diferentes alunos possuem diferentes necessidades e ritmos de aprendizagem, sendo crucial o papel da Diferenciação Pedagógica nesse âmbito (Tomlinson, 2008) e tendo em conta que a escrita baseada na abordagem da pontuação é assumida como fundamental e, ao mesmo tempo, como o aspeto que mais questões e resistências desperta no texto (Cassany,1993), o presente estudo, realizado numa turma do 2.º ano de escolaridade, do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, incidiu sobre a Diferenciação Pedagógica na escrita, concretamente na pontuação. Posto isto, importa destacar que as principais finalidades de intervenção foram consciencializar os alunos para a relevância da pontuação na escrita e desenvolver competências dos discentes no que respeita à pontuação. O principal objetivo investigativo foi o de compreender o contributo da Diferenciação Pedagógica na aquisição de competências de escrita dos discentes, especificamente, ao nível da pontuação. É de notar que se tratou um trabalho assente numa metodologia de cariz qualitativo, do tipo investigação-ação e que a recolha de dados se fez através de fichas de trabalho, inquéritos por questionário, fotografias e notas de campo. Da análise aos resultados obtidos, concluiu-se que, a partir de práticas voltadas para a DP, houve uma ligeira evolução no que diz respeito ao uso da pontuação e que os estudantes se consciencializaram em relação à sua importância. Dito por outras palavras, constatou-se uma melhoria, por parte dos discentes, na utilização do parágrafo, dos dois pontos, do travessão, do ponto final, do ponto de exclamação, das reticências e do ponto e vírgula, sendo que relativamente à relevância da pontuação, se verificou que os alunos a consideram crucial na leitura e compreensão do texto.
This report is part of the curricular unit “Prática Pedagógica Supervisionada B2”, which belongs to the 2nd year of the master degree in “Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico”, from the University of Aveiro. It is advocated a school organization that goes beyond the uniformity, this is, a school that understands that different students have different needs and learning rhythms, being crucial the role of Pedagogical Differentation in that context. Moreover, writing activities based on the punctuation approach are assumed as fundamental and, at the same time, as a matter that causes more questions and resistances. So, the study, undertaken with a 2nd grade class of students, focused on Pedagogical Differentiation within writing, concretely on punctuation. Therefore, the main intervention objectives of this study were to explain to the students the importance of punctuation on writing and to develop competences as far as punctuation is concerned. The research aims are: to understand the contribution of Pedagogical Differentiation in the aquisition of writing competences of the students, specifically, at the level of punctuation. It's noted that this is a study based on a qualitative methodology that of action-research and that the data were collected through the worksheets, questionnaire surveys, photographs and field notes. From the analysis to the results, we can conclude that, from practices for the Pedagogical Differentiation, there was evolution in the use of punctuation and that the students learned their importance. In other words, there was an improvement on students’ use of the paragraph, of the colon, of the bar, of the final dot, of the exclamation point, of reticence and of the semicolon. Students also improved their awareness of the relevance that poncutation assumes in reading and understanding the text.
Description: Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/16776
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RelatórioTâniaFerreira.pdf3.44 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.