Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/16773
Title: | Comportamentos e ideias de crianças do 1º CEB sobre o bullying |
Author: | Aguiar, Carla Alexandra Matos |
Advisor: | Portugal, Gabriela |
Keywords: | Violência escolar Violência escolar - Prevenção Ensino básico 1º ciclo Educação para a cidadania Empatia Desenvolvimento moral |
Defense Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Este relatório de estágio reporta-se ao trabalho
desenvolvido no âmbito da prática pedagógica supervisionada
e seminário de investigação educacional, do Mestrado em
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB, junto de uma
turma do 3.º ano de escolaridade, num agrupamento de
escolas da região de Aveiro. O relatório tem subjacente o
estudo da problemática do bullying em contexto escolar,
enquadrando-se a nossa abordagem numa dimensão
curricular de natureza mais ampla, a educação para a
cidadania. O bullying nas escolas não é um fenómeno novo. É
um fenómeno universal que afeta gravemente o bem-estar, a
saúde e a personalidade de crianças e jovens. A realização
de estudos em torno desta temática é importante, na medida
em que permite a sua melhor compreensão e,
consequentemente, melhor fundamentar possíveis
intervenções. Nesta linha de pensamento, procurámos
conhecer as ideias e os comportamentos das crianças da
turma em situações de conflito, através da observação e de
entrevista, e desenvolvemos iniciativas em sala de aula, que
ajudassem à tomada de consideração da perspetiva do outro
através da dinamização de trabalhos de grupo, procurando a
integração de todas as crianças da turma e a prevenção do
bullying. A partir desta nossa experiência concluimos ser
indispensável que na escola se trabalhe comportamentos prósociais,
a empatia e a cooperação em sala de aula. This internship report refers to the work performed in the context of supervised teaching practice and educational research seminar under the Master in Preschool Education and Teaching of the 1st CEB, with a 3rd grade class of the Aveiro’s region grouping of schools. This report focuses on the studying of bullying within scholar environments, fitting up our approach on a broad curricular dimension nature, the education for citizenship. Bullying in schools is not a new phenomenon. Its nature is universal and it seriously affects the well-being, health and personality of both children and teenagers. Bullying studies are essential as they provide better understanding of this problem and as a consequence, better grounds for eventual future interventions. In line with this, we tried to understand thoughts and behaviors of children in class when facing conflict situations, through both observation and interview. We also promoted teamwork situations in the classroom, oriented to help each child taking another’s perspective, and trying to integrate all children in class and also prevent bullying. It is essential that the school promotes prosocial behavior, empathy and cooperation in the classroom. |
Description: | mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/16773 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RELATÓRIO DE ESTÁGIO definitivo 2.pdf | 1.74 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.