DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial > DEGEI - Dissertações de mestrado >
 Modelo gerador de questões: uma nova proposta
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1665

title: Modelo gerador de questões: uma nova proposta
authors: Pereira, José Casimiro Nunes
advisors: Pinto, Joaquim Manuel Henriques de Sousa
Anjo, António José Batel
keywords: Gestão da informação
Difusão da informação
Sistemas informáticos
Recursos digitais
Metadata
issue date: 2009
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro desenvolve desde1990 um projecto que visa promover o ensino da matemática, utilizando asnovas tecnologias da informação. No cerne desse projecto está uma estruturadesignada de modelo gerador de questões. Este modelojuntamente com a estrutura tecnológica necessária para ointerpretar enquadra-se dentro da definição de Objecto de Aprendizagem. Ciente da necessidade de partilhar a experiência adquirida com este projecto,o PmatE patrocinou este trabalho tendo por objectivo adequar os modelosa integrarem as redes nacionais e internacionais de partilha de Objectos de Aprendizagem. Numa primeira fase, especificou-se a estrutura da informação sobre os meta-dados de cada modelo sob o formato definido pelo IEEE – Learning Objects Metadata (LOM). Tendo sido detectado que a estrutura do LOM não dispunha de um elemento próprio para descrever a bibliografia associada a um modelo, é proposta a criação desse elemento com o nome bibliography. Numa segunda fase, redefiniu-se a forma de descrever um modelo. Para essa tarefa utilizou-se a linguagem XML e, sempre que necessário, foi também utilizado o seu dialecto MathML, em modo content markup. Por último, foi construído um interpretador de modelos como forma de testar o conceito aqui apresentado. ABSTRACT: The Mathematics Department of Aveiro’s University deploys since 1990 a project who aims to promote the mathematic learning, using the newtechnology of information. The center of this project is a structure called modelo gerador de questões (question generator model - QGM). This QGMand the technological structure needed to use them can be definedas a Learning Object. It’s intension of PmatE to share this experience in national and international Learning Objects networks. Because of that, PmatE promotes this work with the intent of rearrange the QGM to use it in the Learning Objects network. In this thesis, we defined the required metadata of the QGM using the IEEE structure – Learning Objects Metadata (LOM). We detected that LOM structure does not have a tag to register the bibliographic issues. Therefore, we decidedto create it. Secondly, we redefined the QGM itself. We used the XML language, and, when needed, the MahtML dialect, in content markup mode. At last, we built a parser represent the QGMwe produced in XML, to prove the concept.
description: Mestrado em Gestão da Informação
URI: http://hdl.handle.net/10773/1665
appears in collectionsDEGEI - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
2009001052.pdf9.22 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2