Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/16546
Title: Fotografia e corpo diferenciado: a imagem entre R. Barthes e G. Batchen
Author: Bártolo, Maria João Baltazar Vasconcelos
Advisor: Pombo, Fátima
Keywords: Estudos de Arte
Fotografia - Representação - Séc. 21
Fotografia - Modernidade
Teoria da imagem
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A investigação Fotografia e Corpo Diferenciado: A Imagem entre R. Barthes e G. Batchen, procura compreender as razões para a necessidade crítica e histórica de regressarmos à fotografia de eventos traumáticos do século XX – tal como a encontramos na obra de Susan Sontag (2003), Georges Didi- Huberman (2004, 2009), Susie Linfield (2010), ou Jay Prosser (2012) – e propõe um reenquadramento do cânone barthesiano da fotografia a partir de dois momentos. Primeiro, a compreensão da modernidade da fotografia, entre 1840 e 1960, como o período no qual a prática e a teoria da fotografia edificam o estabelecimento da diferença: relações de contradição ou antinomia entre dois termos, nomeadamente, negativo versus positivo, ou studium versus punctum. Segundo, a compreensão do cânone da fotografia enunciado por Barthes em La Chambre claire (1980), como afirmação da modernidade da fotografia – o tangível, o ponto de vista, o instante, o detalhe, o punctum – num momento no qual já se contestava a modernidade. Operando com os conceitos de studium e de punctum, interessa-nos questionar a possibilidade de relacionarmos a dor pessoal suscitada pela fotografia num contexto privado com a dor social gerada pelo nosso confronto com fotografias nas quais vemos o sofrimento dos outros. Para o desenvolvimento desta investigação, são trabalhadas, como obras essenciais os cursos de Barthes Le Neutre (1977- 1978) e La Préparation du Roman (1978-1980), La Chambre claire (1980) e as obras Burning with Desire (1997) e Photography Degree Zero (2009), de Geoffrey Batchen. Em Burning with Desire, Batchen utiliza a différance de Jacques Derrida enquanto método mas, como o evidenciamos, o processo de desconstrução da différance não possibilita a sua estabilidade como método e, assim, conduz-nos à concepção derridiana da fotografia como performatividade e fantasmagoria (2010, 2014). O desejo de neutro barthesiano expressando a vontade de derrotar o paradigma, ou seja, de evitar a necessidade da exclusão de um dos termos de um confronto dialético, aproxima-se da différance derridiana embora no âmbito de uma concepção essencialista da fotografia. O deslocamento discursivo dos protofotógrafos associa-se ao desejo de neutro. Mas o desejo de neutro é também o desejo do sujeito perder o medo da imago e, desse modo, disponibilizar o seu olhar para os outros. O atual regresso crítico da teoria da fotografia a fotografias do século XX nas quais o ser humano foi alvo de violência significa, então, um reenquadramento do punctum enquanto dor privada e pessoal para o punctum enquanto dor social.
Photography and the Differentiated Body: The Image between R. Barthes and G. Batches is an examination that seeks to understand the reasons for the critical and historical need to return to the photography of shocking 20thcentury events as is encountered in the work of Susan Sontag (2003), Georges Didi-Huberman (2004, 2009), Susie Linfield (2010), and Jay Prosser (2012). This work also proposes a reframing of the Barthesian canon of photography at two moments. First, understanding the modernity of photography between 1840 and 1960 as the period in which photographic practice and theory shaped and established difference: relations of contradiction and antinomy between two terms, that is, the negative versus positive and studium versus punctum. Second, understanding the photographic canon as introduced by Barthes in La Chambre claire (1980) as the declaration of photography’s modernity – the tangible, viewpoint, instant, detail, punctum – at a time when modernity was being challenged. Using the concepts of studium and punctum, we want to question the possibility of relating personal pain that photography inflicts in a private contest with social pain caused when we are confronted with photographs in which we see the suffering of others. In order to undertake this investigation, we have worked with Barthes’ fundamental courses Le Neutre (1977-1978), La Préparation du Roman (1978-1980) and La Chambre claire (1980), and also Geoffrey Batchen’s Burning with Desire (1997) and Photography Degree Zero (2009). In Burning with Desire, Batchen uses Jaques Derrida’s différance as a method but, as we noted, the process of the deconstruction of différance does not allow its stability as a method, and consequently leads us to the Derridean concept of photography as performative and phantasmagoria (2010, 2014). The desire for the Barthesian Neutral that expresses the desire to defeat the paradigm, that is, to avoid the need to exclude one of the terms of a dialectical confrontation, is similar to the Derridean différance, although within the framework of an essentialist concept of photography. The discursive dislocations of the protophotographers is linked with the desire for the Neutral. However, desire for the Neutral is also desire for the subject to lose their fear of the imago and thus make their gaze available to others. The current critical return of photographic theory to 20th-century photographs in which human beings suffer great violence subsequently means a reframing of the punctum as private and personal pain to the punctum as social pain.
Description: Doutoramento em Estudos de Arte
URI: http://hdl.handle.net/10773/16546
Appears in Collections:DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf45.65 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.