Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/16535
Title: Gestos no mundo: sensibilização para a interculturalidade no 1º ciclo
Author: Morais, Cidália Maria Resende
Advisor: Simões, Ana Raquel
Keywords: Educação intercultural
Comunicação intercultural
Competência comunicativa
Diversidade linguística
Plurilinguismo
Pluralismo cultural
Ensino básico 1º ciclo
Defense Date: 21-Dec-2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Considera-se de grande relevância o trabalho didático no campo da Interculturalidade, pela necessidade crescente de sensibilizar os sujeitos para a diversidade linguística e cultural, realidade crescente na atualidade. Acreditase ainda na importância de desenvolver, em contexto sala de aula, uma abordagem que contribuia para uma maior e melhor compreensão e consciência do mundo. O presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito das Unidades Curriculares Prática Pedagógica Supervisionada B2 e Seminário de Investigação Educacional B1 e B2, do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico e teve como objetivo desenvolver conhecimentos, práticas e atitudes positivas face à Diversidade linguística, à Diversidade (inter)cultural e ao significado de diferentes gestos pelo mundo. Este estudo foi elaborado com uma turma do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Aveiro. Assume-se como uma investigação-ação, por ser de cariz transformador da realidade educativa e ainda porque, ao longo da intervenção, foi-se refletindo e reformulando os objetivos, investigada a sua funcionalidade e retiradas conclusões que poderão potenciar uma melhoria na sua abordagem. O projeto que desenvolvemos assenta numa metodologia de cariz investigação-ação sendo que as técnicas e instrumentos de recolha de dados que utilizámos foram a observação, as fichas de registos e os inquéritos por questionário inicial e final. Constatou-se, inicialmente, que os alunos não pareciam estar sensibilizados para a existência de diversidade de línguas e culturas. Após a implementação das sessões de sensibilização, verificou-se uma melhoria na consciencialização dos alunos acerca da Interculturalidade, um maior conhecimento do significado de diferentes gestos no mundo, bem como atitudes e práticas indiciadoras de uma maior valorização da diversidade.
The didactic work in the intercultural field it is considered of great importance, due to the increasing need to sensitize people for linguistic and cultural diversity, as a growing current reality. It is also believed in the importance of developing, in the classroom, an approach that permits a larger and better understanding and awareness of the world. The present internship report was developed with the scope and courses of pedagogical supervised B2 and Seminar of investigation of education B1 and B2, of the master’s education program of preschool/primary school. It’s primary focus to develop knowledge and positive practices and attitudes given the linguistic diversity, the interculturalism and the importance of different gestures across the world. This study was conducted in a classroom of grade 2 from Primary school of the province of Aveiro. Is it viewed as a practical-research, because it can transform the educational reality, and also because during the period of research and implementation there was a re-evaluation and re-implementation of the objectives and goals. Once researched it’s practicality it was concluded that this could potentially enhance and improve the approach of this topic. The developed project is based on a practical-research method, and the data collectin tools that we used was the observation, record sheets, and a initial and final questionnaire survey.
Description: Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/16535
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdfTese1.57 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.