DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial > DEGEI - Dissertações de mestrado >
 Internacionalização das empresas : a Ferpinta e os investimentos em África
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1644

title: Internacionalização das empresas : a Ferpinta e os investimentos em África
authors: Silva, Ana Catarina Tavares da
advisors: Fernandes, António Jorge
keywords: Gestão de empresas
Gestão estratégica
Gestão financeira
Competitividade das empresas
Internacionalização de empresas
issue date: 2008
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Este relatório, versando as estratégias de internacionalização, na perspectiva do Grupo Ferpinta, começa por caracterizar a empresa onde o estágio foi realizado. No capítulo seguinte caracteriza-se o ambiente internacional, nomeadamente, as razões e modalidades existentes, como dinamizador da competitividade e desenvolvimento das empresas e analisa-se as teorias e instrumentos disponíveis. Faz-se também uma análise dos investimento directo em Portugal, Angola e Moçambique, uma vez que são algumas das regiões onde a Ferpinta se encontra implantada. Ainda neste capítulo procedese à análise do potencial de internacionalização das empresas, em termos de atitudes, capacidades, dificuldades e opções, não no sentido de pré-determinar as modalidades de internacionalização, mas da clarificação e ordenamento dos procedimentos a que a análise estratégica subjacente à decisão deve obedecer. Uma estratégia activa de internacionalização deve passar pela cooperação e deslocação internacional. No capítulo quatro enumeram-se as modalidades de pagamento internacional recorrendo a esquemas ilustrativos da forma como funcionam cada uma destas formas de pagamento, sendo esta uma decisão fundamental para que o processo de internacionalização decorra de forma eficaz. Como conclusão, pretende-se demonstrar as diversas formas para que as empresas tenham capacidade de se internacionalizarem de forma estratégica. ABSTRACT: This report relying on the strategies of internationalization from Ferpinta’s Group point of view, starts by characterising the company cohere the training course took place. In the following chapter it is characterized the international situation, namely, the reasons and modalities existent, as enable of competitiveness and development of the companies and it is analysed the theories and instruments available. An analysis is also made about direct investments in Portugal, Angola e Mozambique, since they are some of the regions where Ferpinta is positioned. Still in this chapter is examined the potential of internationalization of companies, in terms of attitudes, capacities, difficulties and options, not in the sense of predetermine internationalization modalities, but in the sense of clarification and planning of procedures to which the strategical analyses inherent to the decision must obey. An active strategy of internationalization must go through cooperation and international displace. In chapter four, international payment practice are enumerated, having recourse to illustrative schemes of the way each of these payment practice work, this being a crucial decision so as to the process of internationalization proceed effectively. In conclusion, it is wanted to demonstrate the different ways in order that the companies have the capacity of internationalize themselves in a strategical way.
description: Mestrado em Economia
URI: http://hdl.handle.net/10773/1644
appears in collectionsDEGEI - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
2009000812.pdf956.34 kBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2