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 Factores de competitividade nas empresas portuguesas de construção civil : uma análise comparada entre uma empresa portuguesa e uma francesa
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1631

title: Factores de competitividade nas empresas portuguesas de construção civil : uma análise comparada entre uma empresa portuguesa e uma francesa
authors: Martins, José Alberto Fernandes
advisors: Gouveia, Joaquim José Borges
keywords: Gestão de empresas
Construção civil
Competitividade das empresas
issue date: 2008
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A competitividade das empresas depende de factores internos, relacionados com os recursos, da gestão que as empresas fazem dos referidos recursos e, também com factores externos, relacionados com o modelo e estrutura do mercado existente num determinado país. O sector da construção civil é muito importante em qualquer país, porque fornece um conjunto de bens e serviços que satisfazem necessidades básicas das populações, que muitas vezes são pagos pelo erário público e, por tal, uma utilização eficiente dos recursos é fundamental para o bom desempenho global do sector. A competitividade do sector da construção civil é influenciada pelos recursos e pelo modelo de mercado, existente num determinado país. As empresas construção de edifícios, são empresas muito influenciadas pelas características do mercado local, em virtude de terem de cumprir regulamentos e de utilizarem técnicas construtivas locais. Existem diferenças significativas entre a construção em Portugal e em França. Estas diferenças têm por base os diferentes modelos de desenvolvimento do mercado, que foram influenciadas pelas políticas e regulamentos públicos existentes nos dois países. Fruto destas políticas, o sector da construção em França, é mais competitivo, tem menor risco na execução dos negócios, maior produtividade e qualidade. O sector da construção civil, em Portugal, passa por uma época de crise que se vem manifestando já há alguns anos. O sector também enfrenta alguns problemas que afectam a produtividade e a qualidade. As estratégias de competitividade adoptadas em França podem indiciar, nalguns aspectos, possíveis evoluções para o sector da construção de edifícios em Portugal, que levem às mudanças necessárias no mercado, para ultrapassar os problemas que o mesmo enfrenta e, ajudar a superar a crise existente actualmente. ABSTRACT: The competitiveness of the companies depends on internal factors, related with the resources, of the administration that the companies do of the referred resources and, also with external factors, related with the model and structure of the existent market in a certain country. The building construction is a very important sector in any country, because it supplies a group of goods and services that supply basic needs of the populations, that a lot of times are pay for the treasury and, for such, an efficient use of the resources is fundamental for the good global acting of the sector. The competitiveness of the construction sector is influenced by the resources and for the market model, existent in a certain country. The building construction companies are very influenced by the characteristics of the local market, because they have to accomplish regulations and to use techniques constructive places. Significant differences exist among the construction in Portugal and in France. These differences have for base the different models of development of the market, which were influenced by the politics and existent public regulations in the two countries. Fruit of these politics, the sector of the construction in France, is more competitive, has smaller risk to do businesses, larger productivity and quality. The construction building sector, in Portugal, is in crisis, that she was manifesting there are already some years. The sector also faces some problems that affect the productivity and the quality. The strategies of competitiveness adopted in France can accuse, in some aspects, possible evolutions for the building construction sector in Portugal, that they take to the necessary changes in the market, the problems that the same faces to pass and, to help to overcome the crisis existent actually.
description: Mestrado em Gestão de Operações
URI: http://hdl.handle.net/10773/1631
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