DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial > DEGEI - Dissertações de mestrado >
 O impacto dos eventos culturais na renovação e diversificação do produto turístico urbano : o caso de Tomar
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1630

title: O impacto dos eventos culturais na renovação e diversificação do produto turístico urbano : o caso de Tomar
authors: Semedo, Pedro Miguel Carrilho
advisors: Ferreira, Ana Maria
keywords: Turismo cultural
Turismo urbano
Gestão de eventos
issue date: 2008
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Os eventos culturais são hoje um importante factor de atracção de uma cidade ou região. Várias cidades têm adoptado os eventos como estratégia turística, de forma a potenciar o tradicional binómio história-património, em alguns casos, para dinamizar uma certa maturidade do produto turístico urbano, vêem implementando os eventos culturais como vectores de uma recuperação urbana dentro de uma estratégia global de reposicionamento no competitivo mercado das cidades. Esta investigação visa proceder a uma análise da programação cultural da Cidade de Tomar, com especial enfoque nos eventos culturais através da percepção dos produtores culturais. Determinar os impactos dos eventos culturais na criação de uma marca distintiva, e de que forma é que esta está implícita na natureza das políticas turístico-culturais da cidade. E sendo assim, qual o contributo destas no desenvolvimento do turismo cultural e o seu efeito num contexto de regeneração urbana. ABSTRACT: In our days, cultural events a major factor of a city or tourist region attractiveness. Several cities have been adopting cultural events as a tourist strategy, reinforcing the traditional link between history and heritage. And in some cases, trying to promote the maturity of its urban tourist products. Cultural events work as major guidelines for the urban recovery inside the broader global strategy for positioning in the highly competitive cities market. This reasearch primary goal is to analyse the cultural programme of the city of Tomar, with special focus on the cultural events, aiming to determine the impacts of cultural events on the creation of a destination brand, and on the nature of the cultural and touristic policies, it analyses the contribution of these policies on the development of cultural tourism and its effects on the urban regeneration.
description: Mestrado em Gestão e Desenvolvimento em Turismo
URI: http://hdl.handle.net/10773/1630
appears in collectionsDEGEI - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
2009000733.pdf2.01 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2