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Title: Música na multideficiência: impacto na qualidade de vida e no comportamento pessoal e social de uma comunidade em particular
Author: Resende,Maria Raquel Maia
Advisor: Santana,Helena
Keywords: Ensino de música
Música - Pessoas com necessidades especiais
Terapia pela música
Qualidade de vida
Integração social
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A presente investigação reflete um estudo que investiga o impacto da música na melhoria da qualidade de vida de uma população de adultos com deficiência mental e/ou sensorial e/ou motora, ao nível dos comportamentos individuais e sociais, e das capacidades de comunicação e expressão interpessoal. Com ele, tenciona-se trilhar um caminho na aceitação e valorização de cada indivíduo enquanto ser individual e social, encarando os seus aspetos singulares, biológicos e sociais como oportunidades de exploração de capacidades e particularidades, e investigando a concretização destes ideais através da música. Neste sentido, durante o ano letivo de 2014/2015, conduziu-se uma intervenção prática semanal junto de uma comunidade com multideficiência que frequenta um Centro de Atividades Ocupacionais de uma Instituição Particular de Solidariedade Social do concelho de Ílhavo. Após terem sido delineados objetivos específicos para o grupo e objetivos individuais para cada um dos elementos da amostra, realizaram-se dois períodos de experimentação, entre os quais se procedeu à aferição de ferramentas. Os resultados das sessões implementadas foram avaliados através de uma escala de avaliação e de questionários. Provou-se que todos os objetivos foram concretizados e concluiu-se que a música pode proporcionar melhorias significativas na qualidade de vida de uma população com deficiência ou incapacidade. A proposta não é de inclusão, mas sim de não exclusão, sendo o projeto musical um agente dinamizador e consciencializador de princípios éticos de uma cidadania mais participativa.
The present investigation reflects a study of the impact of music on the improvement in the quality of life of adults with mental, and/or sensory, and/or motor disability, with regard to both their individual or social behaviour and their interpersonal communication and expression abilities. It intends to positively contribute to the acceptance and appreciation of every person, viewing their specific, biological and social traits as opportunities to explore distinctive features and skills, while assessing the fulfilling of these aims through music. To this end, during the 2014/2015 academic year, a practical weekly intervention programme was held among a community of individuals with multiple disabilities attending an Occupational Activities Centre at a Private Welfare Institution situated in the town of Ílhavo. After specific goals for the group, as well as individual aims for each of the sample members, were formulated, two experimentation periods were carried out and measuring tools were used in between. The results of the implemented sessions were evaluated with an assessment scale and a questionnaire. There was evidence that all the goals were achieved and that music can significantly improve the quality of life of people with disability. The aim of the proposal is non-exclusion, rather than inclusion, the musical project being a dynamic force, able to increase oneʼs awareness of the ethical principles which participative citizenship requires.
Description: Mestrado em Ensino de Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/16137
Appears in Collections:DAO - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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