DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial > DEGEI - Dissertações de mestrado >
 Análise do perfil do enoturista da região demarcada do Dão
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1606

title: Análise do perfil do enoturista da região demarcada do Dão
authors: Costa, Paulo Alexandre da Silva
advisors: Kastenholz, Elisabeth
keywords: Gestão do turismo
Comportamento dos consumidores
Turismo
Viticultura
Enologia
issue date: 2008
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O objectivo do presente estudo consistia em efectuar uma caracterização do perfil do visitante / enoturista da Região Demarcada do Dão, utilizando variáveis demográficas e comportamentais, e contribuir para um melhor conhecimento do sector do enoturismo em Portugal, nomeadamente, na perspectiva da procura. Pretendia-se, ainda, constituir, com as conclusões retiradas deste estudo exploratório, um contributo para futuras acções de promoção e marketing de regiões vitivinícolas, sobretudo da região cuja procura foi analisada empiricamente, uma vez que o sucesso das estratégias regionais para atrair turistas depende, em grande medida, do posicionamento dessas mesmas regiões na mente do mercado-alvo. O inquérito à procura, que constitui a base empírica desta tese, foi efectuado entre os meses de Outubro de 2006 e Abril de 2007. ABSTRACT: The aim of this study was to develop a characterization of the profile of the visitor / wine tourist of the Demarcated Dão Region, using demographic and behavioural variables. An additional purpose was to helping in obtaining a better knowledge of the wine tourism sector in Portugal, namely in a demand perspective. The aim was also to contribute, through the conclusions drawn from this exploratory study, to the design of future promotional and marketing actions, since the success of regional strategies in attracting tourists depends, in great part, on the position of these regions in the mind of their target-market. The empirical part of the thesis is based on a survey that was undertaken between October 2006 and April 2007.
description: Mestrado em Gestão e Desenvolvimento em Turismo
URI: http://hdl.handle.net/10773/1606
appears in collectionsDEGEI - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
2009000052.pdf3.35 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2