Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/16025
Title: A internacionalização de empresas portuguesas de TIC: aplicação a um caso de estudo
Author: Miranda, Adriana Sofia Marques de
Advisor: Polónia, Daniel Ferreira
Keywords: Gestão
Internacionalização de empresas - Estudos de caso
Tecnologias da informação e comunicação
Defense Date: 28-Jul-2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O processo da Internacionalização pode ser definido como a execução de operações no estrangeiro conducentes a movimentos de fatores de produção de um país para outro. A globalização dos mercados e a frequente instabilidade da realidade macroeconómica do mercado interno, em concomitância com a sua reduzida dimensão, têm levado a que muitas empresas portuguesas iniciem uma política de expansão internacional. De facto, a exploração de mercados internacionais revelou-se, do ponto de vista das empresas, crucial no sentido de contornar os constrangimentos decorrentes de um mercado interno restrito e cada vez mais saturado. No entanto, a decisão da companhia em internacionalizar, requer do respetivo decisor de topo uma análise cuidada de toda a informação relativa ao processo de internacionalização, incluindo a escolha dos mercados, as estratégias, formas de entrada e os obstáculos. Neste relatório, depois de sistematizar o conhecimento relacionado com a internacionalização, é efetuada uma aplicação deste conhecimento num caso de estudo relacionado com uma empresas portuguesa que presta serviços na área das tecnologias de informação e comunicação e que se tenciona expandir para mercados no estrangeiro.
Internationalization can be defined as the execution of overseas operations leading to movements of factors of production from one country to another. The globalization of markets and the instability of the macroeconomic scenario in the internal market, in tandem with its small size, have led many Portuguese companies to start an international expansion policy. As a matter of fact, operations in international markets proved, from business stand point, to be crucial in order to circumvent the constraints arising from a limited and increasingly saturated domestic market. However, the company's decision to internationalize requires the decision maker to evaluate and carefully analyze all the information related to the internationalization process, including the choice of markets, strategies, entry forms and obstacles. In this report we systematize the knowledge in what relates to internationalization and, then, we apply this knowledge in a case study related to a Portuguese ICT service company planning to expand to overseas markets.
Description: Mestrado em Gestão
URI: http://hdl.handle.net/10773/16025
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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