Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/15847
Title: Território hipermediatizado e cidades locativas: o Projeto "Imaterialaveiro" na divulgação do património (i)material de Aveiro
Author: Anunciação, Marcos Paulo Lima das Mercês
Advisor: Silva, Lídia de Jesus Oliveira Loureiro da
Baldi, Vania
Keywords: Comunicação multimédia
Turismo - Aveiro (Portugal)
Património - Aveiro (Portugal)
Realidade aumentada
Internet
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho visa contribuir com a conceção e implementação de uma plataforma web na área do turismo e da cultura, mais especificamente dedicada ao património (i)material, a cidade de Aveiro. A ambição do projeto é apresentar às pessoas que façam o uso do site www.imaterialaveiro.yolasite.com, o que está por trás de determinados aspetos que caracterizam a cidade de Aveiro, em especial o componente cultural, simbólico e histórico que não pode ser visto facilmente. O projeto tem dois grandes objetivos, o primeiro é fazer um levantamento bibliográfico do que já foi escrito sobre os media locativos e território hipermediatizado, tentando identificar definições dadas por autores diferentes, os exemplos trazidos por esses autores acerca destes media locativos num território hipermediatizado e qual o papel cultural desses dois elementos tecnológicos na atualidade. O segundo grande objetivo é a criação de um mapa virtual baseado em geolocalização. O projeto ImaterialAveiro terá como propósito transmitir através de vídeos o patrimônio (i)material da cidade de Aveiro. A escolha destes patrimônios (i)materiais será um grande desafio no trabalho, tendo em vista que a UNESCO, que é o órgão responsável pela identificação deste tipo de patrimônio, ainda não reconheceu nenhum aspeto da cidade de Aveiro como patrimônio imaterial. Logo, a escolha far-seá com a ajuda dos agentes locais, sendo assim, também, um desafio de cidadania participante. O projeto pretende contribuir para a análise dos media locativos e para a reflexão sobre a sua influência na experiência das cidades, além de deixar para a cidade de Aveiro um exemplo de como interagir com a cultura intangível através da geolocalização.
This study aims to contribute to the design and implementation of a web platform in tourism and culture, specifically dedicated to the project heritage (i)mmaterial of Aveiro. The ambition of the project is to encourage people to make use of the website www.Imaterialaveiro.yolasite.com. The website aims to engage tourists by revealing certain aspects that characterize the city of Aveiro, in particular the cultural, symbolic and historical components that cannot easily be seen. The project has two main objectives. The first is to make a literature review of locative media and hypermediated territory, trying to identify definitions given by different authors, the examples these authors provide about and hypermediated territory and the cultural role of these two technological elements today. The second major goal is to create a virtual map based on geolocation. The project heritage (i)mmaterial of Aveiro will also aim to create online videos to transmit the heritage (i)material of Aveiro. The choice of these heritage (i)materials will be quite a challenge, given that UNESCO, which is the organization responsible for identifying this type of heritage, has not recognized any aspect of the city of Aveiro as immaterial heritage. Since the choice will be made with the help of local agents, will provide a challenge for participating citizens. In summary the project intends to contribute to the analysis of the locative media and reflect on their tourist influence on the experience of cities, using the city of Aveiro as an example of how to interact with intangible culture through geolocation.
Description: Mestrado em Comunicação Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10773/15847
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado



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