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Title: Competitividade empresarial : impulsionador da competitividade em Portugal?
Author: Fontes, Patrícia Raquel dos Santos
Advisor: Varum, Celeste Maria Dias de Amorim
Keywords: Gestão de empresas
Gestão estratégica
Competitividade das empresas
Projectos de investimento
Consultores
Defense Date: 2008
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O relatório tem por base um estágio que teve um principal objectivo: compreender e enquadrar teoricamente o uso de consultoria e o seu potencial impacto na competitividade empresarial, através da compreensão da oferta e da procura inerentes a esta actividade, tal como o conhecimento prático dos serviços prestados. Por consultoria entende-se a oferta de um serviço às organizações, por uma ou várias pessoas independentes e qualificadas, que identificam e investigam problemas relacionados com a política, a organização, os procedimentos e os métodos, recomendando acções apropriadas e ajudando a implementar essas recomendações. O trabalho desenvolvido baseia-se numa primeira parte em uma análise teórica e empírica do sector da consultoria na Europa e em Portugal. Numa segunda parte retrata-se o caso específico das actividades desenvolvidas por uma empresa de consultoria (AMRconsult). A análise sectorial baseia-se em dados estatísticos e em estudos sobre o tema da consultoria, e a empresa é analisada com base na experiência do autor enquanto estagiário e em informação estatística da mesma. Através da revisão de literatura foi possível identificar diferentes perspectivas na literatura, sendo algumas bastante críticas ao uso de consultoria. Analisase com detalhe os factores que condicionam o recurso a consultores externos. Identifica-se como principal lacuna na literatura a falta de estudos empíricos sobre o impacto do uso de consultoria sobre a competitividade das empresas. Ao nível da análise sectorial, demonstra-se que no início desta década a actividade cresceu significativamente na Europa e também em Portugal, aumentando o seu volume de negócios de 0,29% para 0,64% do PIB. Ao nível das áreas de negócio foi possível constatar uma diminuição dos serviços prestados no âmbito da estratégia (-24%) e uma evolução positiva dos serviços de outsourcing e de tecnologia. Prevê-se que no futuro estas áreas continuem a crescer. Da experiência vivencial confirma-se a prática de uma empresa que concorre com uma multiplicidade de agentes de pequena dimensão, sendo a procura fortemente concentrada geograficamente e associada a candidaturas a programas de financiamento públicos. O recurso a serviços da empresa está associado essencialmente à procura de conhecimento técnico e experiência. Neste segmento as empresas concorrem num mercado muito diversificado, com elevada variabilidade em termos de procura. A empresa enfatiza a personalização e intensificação da interacção com os clientes, reconhecendo que o estabelecimento de relações duradouras e contínuas potenciam a qualidade do serviço. Ao nível do serviço de projectos de investimento, analisa-se a prática da empresa constatando-se a aplicação de técnicas bastante consensuais na literatura. Nas conclusões sugerem-se alternativas de metodologias que poderão diminuir a incerteza existente na elaboração de previsões nos projectos de investimento. Um outro desafio inerente na análise é a procura de novas áreas de acção para responder à possível queda na procura resultante da redução/ eliminação do uso de consultoria associado a candidaturas a programas de financiamento públicos. Pela experiência do autor no decorrer do estágio fica a visão que a consultoria de gestão, oferece uma perspectiva de ganho, criação de valor, gerada pela possibilidade de desenvolvimento de redes de conhecimento e partilha de experiências. ABSTRACT: Consulting is defined as the supply of a service, from one or several independent and qualified persons, which identify and research issues related with the politics, the organization, the procedures related with the politic, the organization, and the procedures and methods, and recommend the appropriated intervention and help to implement those recommendations. This report is based on a training experience which had one main aim: to understand and frame, in theory and practice, the use of consulting and it potential impact on firms’ competitiveness. For such, the report is based on a literature review, reports and statistics and on the author own experience as trainee at one consulting firm – AMR Consult. The review of the literature reveals different perspectives about the use of consulting, being some of them very critical. The factors and motives for using consultants are explored in the review. The lack of empirical studies on the impact of consulting on firms’ competitiveness is identified as the main shortcoming of the literature. At sectoral level, the data analysis shows that consulting activities increased markedly over the last 5-years. In Portugal consulting business increased from 0.29 to 0.64 percent of GDP. Regarding areas of activities, while strategy seems to be declined in importance, outsourcing and technology are dominant and growing fields. The experience at the firm confirmed the practice at a company that competes with a multiplicity of agents of small size, being the demand strongly geographically concentrated and related to applications to public funding programmes. The motives for using consulting are mainly search for technical knowledge and experience. There is high variability in demand. The consulting firms emphasises personalization and deep interaction with the clients, recognizing that durable business relationships are critical for service quality/ success. Regarding project investment analysis, the firm uses standard practices. Nevertheless, in the conclusions we suggest alternative methodologies to reduce uncertainty in project investment analysis. A challenge for the sector is the identification of new areas of business in face of a possible decline in the demand for project investment analysis’ services. From the author experience during the training, it remains the vision that the use of management consulting is a winning perspective that creates value added, based on the possibility to develop and contact with networks of knowledge and sharing experiences.
Description: Mestrado em Economia
URI: http://hdl.handle.net/10773/1581
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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