Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/15762
Title: A poesia promovendo o trabalho integrado e colaborativo na escola: uma contribuição à formação de professores na educação básica
Author: Osório, Regina Aparecida Berardi
Advisor: Martins, Filomena Rosinda de Oliveira
Ferreira, António Manuel
Keywords: Formação de professores
Desenvolvimento dos currículos
Investigação-acção
Trabalho colaborativo
Poesia - Ensino básico
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Este estudo, desenvolvido através de uma investigação-ação, busca aprofundar a compreensão sobre o papel da poesia e de sua abordagem associado à integração curricular e ao trabalho colaborativo, em programas de formação de professores, inicial e continuada, visando à mudança de uma prática docente solitária para uma prática mais reflexiva e solidária. Esta investigação desenvolveu-se em uma escola pública de São Paulo - Brasil, com professores de diferentes disciplinas, coordenação pedagógica e estagiários do curso de Letras de duas universidades privadas. Com o propósito de contribuir para o debate, associamos o estudo teórico à investigação empírica, numa investigação-ação, recorrendo à observação participante e às entrevistas semiestruturadas. Elegemos para este trabalho três grandes eixos e suas respectivas referências teóricas: i) formação de professores; ii) currículo e desenvolvimento curricular; e iii) poesia e abordadem da poesia. Com base nesses eixos, elaboramos e desenvolvemos o estudo empírico que nos mostrou sua relevância através dos resultados obtidos: viabilidade de construção e implementação de projetos interdisciplinares nas escolas da rede pública; importância da interação entre professores e restante comunidade escolar; humanização do ambiente escolar; protagonismo de professores e alunos. Mostrou-nos também algumas limitações, especialmente o pouco investimento e apoio das equipes de gestão ao desenvolvimento de projetos integrados, assim como a falta de tempo necessário à construção de ambiente propício à criação da cultura de colaboração docente. Esperamos ter contribuído, através deste projeto, para que um novo olhar seja lançado aos programas de formação, inicial e continuada, de professores, menos tecnicista, mais crítico e reflexivo, mais solidário e integrado, mais humanizado e democrático, bem como à potencialidade da poesia/abordagem da poesia nesses contextos.
This action-research project aims to deepen the understanding of the role of poetry and its approach towards curriculum integration and teacher collaboration under teacher education programs oriented to turn an isolated teaching practice into a more reflective and supportive one. The research took place in a Brazilian public school situated in São Paulo and involved teachers of several subjects, middle leaderships and pre-service teachers of Language Arts of two private universities. The investigation-action approach was conducted wiith resources to participant observation and semi-structured interviews. To this study we elected three main areas and their respective theoretical references: i) teacher training; ii) curriculum and curriculum development; and iii) poetry and poetry approach. Based on these theoretical standpoints, it was designed and developed an empirical project that, through its results, highlighted: the viability of design and development of interdisciplinary projects in public schools; the importance of the interaction between teachers and school community; the humanization of school climate; and the exercise of teachers’ and students’ leadership. The action-research project also pointed out some limitations, particularly the school leaderships’ lack of support to development of integrated projects. The short time to enable a teacher collaboration culture was another limitation. It is expected that this study could bring a new perspective to in-service and pre-service teacher education programs, less technician, more critical and reflective, more collective, more integrated, more participative and more democratic, as well as the potential of poetry/poetry approach in these contexts.
Description: Doutoramento em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/15762
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento



FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.