Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/15761
Title: O desenvolvimento da produção oral na aula de espanhol língua estrangeira numa perspectiva comunicativo-funcional
Author: Santiago, Sancha Romana Marinheiro
Advisor: Mora, Carlos de Miguel
Keywords: Ensino de uma segunda língua
Língua inglesa
Língua espanhola
Oralidade
Comunicação oral
Estratégias da aprendizagem
Competência comunicativa
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho propõe-se descrever e refletir sobre os diferentes passos levados a cabo na elaboração de um projeto de investigação-ação relativo a uma abordagem comunicativa do desenvolvimento da produção oral na aula de Espanhol Língua Estrangeira. Neste estudo, pretende-se, como ponto de partida, evidenciar e contextualizar a importância dada à oralidade no ensino-aprendizagem de línguas, sobretudo à luz do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Por outro lado, através da implementação deste projeto numa turma de 9ºano, almeja-se evidenciar boas práticas que conduzem ao desenvolvimento da produção oral dos alunos em língua espanhola e, consequentemente, melhoram o seu desempenho escolar no âmbito das aulas de língua estrangeira. A análise dos resultados obtidos através do recurso a diversos instrumentos de recolha de dados mostra que práticas, materiais, atividades e estratégias de índole comunicativo-funcional, favorecem as aprendizagens dos alunos e fomentam o desenvolvimento da produção oral de cidadãos ativos numa sociedade cada vez mais intercultural e plurilingue.
The present work aims to describe and reflect about the different steps taken during the elaboration of a research investigation on a communicative approach of the development of the speaking skill in the Spanish class. In this study it is intended, on one hand, to make evidence and put into context the importance given to the spoken language in the Common European Framework of References for Languages. On the other hand, through the implementation of this project in a 9th grade class it is aimed to make evidence that good practice leads to the development of the students’ Spanish speaking skill thus improving their school performance as far as foreign languages are concerned. The analysis of the data obtained through the use of different data collectors shows that communicative and functional practises, materials, activities and strategies promote the development of active citizens’ speaking skills in a increasing intercultural and multilingual society.
Este trabajo se propone describir y reflexionar sobre los diferentes pasos llevados a cabo en la elaboración de un proyecto de investigación-acción referente a un abordaje comunicativo del desarrollo de la producción oral en la clase de español como lengua extranjera. En este estudio se pretende, como punto inicial, poner en evidencia y contextualizar la importancia dada a la oralidad en la enseñanza y aprendizaje de lenguas, sobre todo a la luz del Marco Común Europeo de Referencia para las Lenguas. Por otro lado, a través de la aplicación de este proyecto en un grupo de noveno curso, se pretende demostrar que unas buenas prácticas conllevan el desarrollo de la producción oral del alumnado en lengua española y, por consecuencia, mejoran el desempeño escolar en el ámbito de las clases de lengua extranjera. El análisis de los resultados obtenidos con recurso a distintos instrumentos de recogida de datos muestra que prácticas, materiales, actividades y estrategias de naturaleza comunicativo-funcional benefician el aprendizaje de los alumnos y fomentan el desarrollo de la producción oral de ciudadanos activos en una sociedad más y más intercultural y plurilingüe.
Description: Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira (Espanhol) no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10773/15761
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado



FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.