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 Gestão da inovação : sistemática ou impulsiva?
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1547

title: Gestão da inovação : sistemática ou impulsiva?
authors: Vieira, Jorge Miguel de Figueiredo
advisors: Alves, Jorge de Carvalho
keywords: Gestão de empresas
Planeamento estratégico
Competitividade das empresas
Desenvolvimento empresarial
Gestão do conhecimento
issue date: 2007
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O presente trabalho tem como objectivo principal a caracterização e análise das práticas de gestão da inovação utilizadas pelas empresas do distrito de Aveiro inquiridas. A inovação é considerada actualmente um tema estratégico e de grande importância para as empresas que estão inseridas em ambientes cada vez mais dinâmicos e exigentes. A inovação, entendida neste trabalho como toda a mudança benéfica para a empresa, é fundamental para manter o sucesso no longo prazo, daí este estudo ter a pretensão de contribuir para uma melhor compreensão e discussão deste tema. Os conceitos de competitividade, motivação, criatividade, estratégia, conhecimento e inovação são também abordados ao longo da dissertação para melhor fundamentar e compreender o processo de gestão da inovação. A presente dissertação divide-se em duas partes distintas. A primeira é composta pela revisão teórica sobre o conceito de inovação, sua importância, evolução e gestão enquanto processo organizado, permitindo assim uma compreensão mais profunda do tema em estudo. Na segunda parte procedeuse à realização de um trabalho de pesquisa cuja metodologia consistiu no survey, com aplicação de um questionário em empresas de relevo na sua área de actividade, instaladas no distrito de Aveiro. A natureza empírica deste estudo consistiu na verificação da presença de práticas de inovação nas empresas inquiridas e posterior apuramento da forma como a inovação é gerida: de forma sistemática ou impulsiva. Nas conclusões deste estudo é possível observar-se que as empresas se preocupam cada vez mais com a inovação. Estas procuram oferecer um ambiente que favoreça e propicie a geração da inovação, explore a motivação e a criatividade dos seus colaboradores de forma a atingir os objectivos pretendidos. Na perspectiva deste estudo, percebe-se que apesar da crescente preocupação com a inovação e de muitas empresas afirmarem que a gerem de forma sistemática, muito poucas revelam possuir alguma metodologia para avaliar as suas actividades de inovação. É de realçar que, motivado pela elasticidade que a literatura oferece relativamente à inovação, esta dissertação não se propõe esgotar o tema em estudo, mas sim assegurar a profundidade necessária que sustente as conclusões aqui apresentadas. ABSTRACT: This thesis has as a principal objective, the characterization and analysis of innovation management practises carried out by companies enquired in the Aveiro district. Innovation is actually considered a strategic subject and of great importance for companies inserted in environments that are more and more dynamic and demanding. Innovation, understood in this thesis as all the benefic change for the company, is fundamental to maintain the success in the long term therefore, this study has the pretension to contribute for a better comprehension and discussion of this subject. The competitive concepts, motivation, creativity, strategy, knowledge and innovation are also approached during the thesis to better substantiate and understand the process of innovation management. The present thesis divides itself in two distinct parts. The first is composed of the theoretical revision of the innovation concept, its importance, evolution and management as an organized process therefore, permitting a deeper comprehension of the subject being studied. The accomplishment of research work proceeded in the second part. Its methology consisted in a survey along with the application of a questionnaire in companies that are recognized in their area of activity, in the Aveiro district. The empiric nature of this study consisted in the verification of the presence of practises of innovation in the companies enquired and subsequent confirmation of how innovation is managed: in a systematic or impulsive way. In the conclusions of this study it is possible to observe that companies worry more and more about innovation. They try to offer an environment that favours and facilitates the innovation generation which also explores the motivation and creativity of their workers so as to attain the aspired objectives. In the perspective of this study it is understood that, although there is a growing preoccupation with innovation and many companies declare that they manage it in a systematic way, very few reveal they have a methology to evaluate their innovation activities. It is important to emphasize that, although motivated by the elasticity which literature offers in relation to innovation, this thesis does not propose to exhaust the subject being studied but instead to ensure the deepness necessary to sustain the conclusions here presented.
description: Mestrado em Gestão da Inovação e do Conhecimento
URI: http://hdl.handle.net/10773/1547
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UA - Dissertações de mestrado

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