Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/15397
Title: Desenvolvimento de um carro elétrico puro: instrumentação e registos energéticos
Other Titles: Pure electric car development: instrumentation and energetic registry
Author: Pina, Ricardo Manuel Guerra
Advisor: Martins, Rui Manuel Escadas Ramos
Keywords: Engenharia de automação industrial
Automóveis eléctricos
Instrumentação (Cibernética)
Controlo automático - Aplicação de computadores
Defense Date: 31-Jul-2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Desde meados do século XX os avanços na indústria automóvel trazem a associação da eletrónica sendo esta cada vez mais necessária. Com este trabalho pretende-se construir um computador de bordo de um veículo elétrico dando continuação a uma dissertação anterior, que consistiu em um Controlador de Motor de carro elétrico com capacidade de travagem regenerativa. Este Computador deve ser de baixo custo e é destinado à instrumentação, apresentação de balanços energéticos e funções básicas de diagnóstico do estado do veículo. Foi igualmente um objetivo desenvolver uma Interface a partir de um LCD para este Computador de Bordo. No modelo de Controlador de Motor disponível foram aplicadas alterações e adições na instrumentação de forma a conseguir um diagnóstico do veículo mais preciso e extenso. Para o computador ter conhecimento do consumo e outros parâmetros relacionados com o motor e respetivo Controlador, foi necessário estabelecer uma comunicação entre ambas unidades. Antes de se implementar um protocolo de comunicação realizou-se uma pesquisa por protocolos usados na indústria automóvel, com o intuito de saber qual o mais apropriado para o presente trabalho. A tarefa seguinte consistiu em uma pesquisa por hardware com o qual desenvolver o Computador e sua Interface. Os balanços energéticos implicaram o desenvolvimento de métodos de cálculo, efetuados com os parâmetros transmitidos pelo Controlador de Motor. No final da dissertação demonstra-se todas as funcionalidades do Computador de Bordo desenvolvido e como este é utilizado.
Since the mid-20th century the advances in the automotive industry have brought the association of the electronics being this one increasingly more required. With this work it is intended to develop an On-Board Computer of an eletric vehicle giving continuation to a previous dissertation, which consisted in an electric car Motor Controller with the regenerative braking ability. This computer should be low cost and is designed to the instrumentation, presentation of energetic balances and to basic diagnosis features of the vehicle state. It is also a goal to perform an Interface from a LCD for this On-Board Computer. In the available model of Motor Controller were applied changes and additions to the instrumentation in order to achieve a more precise and extensive diagnosis of the vehicle. In order to the computer have knowledge about the consumption and other parameters related to the motor and respetive Controller, it was necessary to implement a communication protocol between both units. Before implementing the communication it has been performed a research about protocols used in the automotive industry, with the aim to know which protocol is the most appropriate for current work. The following task consisted in a research for hardware with which to develop the Computer and its Interface. The energetic balances involved the development of calculation methods, made from the parameters transmitted by the Motor Controller. At the end of the dissertation it is shown all the features of the developed computer and how it is used.
Description: Mestrado em Engenharia de Automação Industrial
URI: http://hdl.handle.net/10773/15397
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdfTese25.04 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.