Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/15225
Title: ePortefólios para a inserção no mercado de trabalho
Author: Relvão, Rafael Rodrigues
Advisor: Moreira, António
Barbas, Maria da Costa Potes Franco Barrosos Santa-Clara
Keywords: Ensino multimédia
Empregabilidade
Inserção na vida activa
Qualificação profissional - Ensino secundário
Portfólio
Redes sociais
Mercado do trabalho
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A inserção na vida ativa para um estudante finalista de um curso profissional, como em outros cursos, é dificultada por muitos fatores. Em muitas comunidades, não existe uma interface eficaz entre a escola e o mercado de trabalho, que facilite a empregabilidade dos estudantes, quando concluídos os seus cursos. Um desses fatores é o desconhecimento, quase total, que os empregadores têm em relação aos seus potenciais futuros colaboradores. Normalmente, o processo de oferta/procura de emprego, em vigor, consta de publicitação, em vários meios, da oferta, candidatura dos interessados e seleção, por parte do empregador. O Curriculum Vitae e a entrevista têm sido os meios privilegiados como passaportes para a aquisição ou mudança de emprego. No entanto, nesta era digital, o acesso à informação e ao conhecimento está cada vez mais facilitado. A Internet veio aproximar organizações e pessoas. As ferramentas da Web 2.0 (Blogs, Fóruns, Wikis, Nings, Chats) vieram trazer uma nova dimensão às inter-relações humanas, a nível social e económico. As pessoas interagem, produzem e partilham conhecimento - em redes sociais e em comunidades de prática, entre outras. A Web 3.0, Web semântica, está a permitir um salto qualitativo. Nesta era, em geral, os estudantes apresentam significativo deficit de sucesso no ensino tradicional; tal problema é mais sentido, nas escolas, no que respeita aos estudantes dos cursos profissionais. Por isso, a escola tenta dinamizar outras formas de aprender, frequentemente com recurso às ferramentas da Web. É o caso da avaliação por portefólios, os quais se têm vindo a revelar como caminhos de sucesso. O desenvolvimento de e-Portefólios em contexto educativo pode potenciar aprendizagens múltiplas, formais e informais. As plataformas de gestão e disponibilização de conteúdos, em rede, surgem aqui como uma resposta para esse desenvolvimento, satisfatória para empregadores, professores e estudantes. A estes, elas permitem a criação e divulgação de e-Portefólios de diferentes tipos, expondo os seus perfis, orientados para apresentações pessoais virtuais dirigidas aos potenciais empregadores, favorecendo e facilitando o encontro entre o empregador e os estudantes. O objeto da nossa investigação visou perceber até que ponto uma plataforma, numa rede social, serve os interesses e expectativas dos estudantes dos cursos profissionais, a nível do Ensino Secundário e, por outro lado, até que ponto ela serve os interesses dos empregadores que necessitem de técnicos, de Nível III do Quadro Nacional de Qualificações. Para este estudo, utilizámos a metodologia de Investigação-Ação, assumindo a posição de investigador interventivo, alvejando induzir práticas e processos no meio em estudo. Recorremos ainda a instrumentos de recolha de dados como o inquérito e a entrevista. Os resultados traduziram-se pela confirmação de que a plataforma serve os interesses destes estudantes e que ela é, efetivamente, uma interface a ter em conta na transição dos estudantes para o mercado de trabalho. Do lado dos empregadores, verificou-se as suas opiniões de que ela é uma plataforma que facilita, com mais precisão, a seleção do colaborador desejado. Consideramos que esta investigação se encontra articulada com as políticas educativas da Europa e que as conclusões a que conduziu reverterão em benefício do futuro dos estudantes do Ensino Secundário no seu percurso de vida.
The insertion in active life for a finalist student of a vocational course, as in other courses, faces several barriers. In many communities, there isn’t an effective interface between school and the labor market, which could facilitate students' employability, when they complete their courses. One of such barriers is the almost complete lack of knowledge of the employers about their potential future employees. Usually, the process of supply / demand of working places, in effect, consists of advertising in various media, application and selection by the employers. The Curriculum Vitae and the interview have been privileged means to acquire passports for getting or change a job. However, in this digital age , access to information and knowledge is increasingly facilitated . The Internet has approached organizations and people. The Web 2.0 tools (Blogs, Forums, Wikis, Nings, chats) have brought a new dimension to inter - human relations, at social and economic level. People interact, produce and share knowledge – in social networks and in communities of practice among others. Web 3.0, Semantic Web, is offering a qualitative leap. Nowadays, in general, student’s success reveals a significant deficit under traditional education, especially in what concerns students of vocational courses. Therefore, school tries to foster other learning strategies, often using Web tools such as evaluation portfolios, which have revealed themselves as a way to success. The development of e- Portfolios in an educational context can enhance multiple formal and informal learning. Management and content platforms network, emerge as a response to this development, showing to be satisfactory to employers, teachers and students. They allow the latter the creation and dissemination of different types of e- Portfolios, where they show their profiles, virtual personal presentations targeting potential employers, which encourages and facilitates employer and student interfacing. The object of our research aimed to understand how far a platform, in a social network, suits the interests and expectations of students of vocational courses, in secondary education, and also to what extent it suits the interests of employers searching for technicians, Level III of the National Qualifications Framework. For this study, we used Research – Action methodology, assuming the position of an intervening researcher, aiming to induce practices and processes in the study universe. We also used instruments of data collection such as survey and interview. The results confirmed that the platform suits the interests of students and it that it is effectively an interface to take into account at the moment of students’ transition into the labor market. From the employers' point of view, they considered that the platform facilitates more accurately the selection of the wanted employee. We believe that this research is aligned with the educational policies of Europe and that the reached conclusions will benefit of lifelong performance of Secondary Education students.
L'insertion dans la vie active d’un élève finaliste d'un cours professionnel, comme dans d'autres cours, est entravée par plusieurs facteurs. Dans de nombreuses communautés, il n’existe pas une interface efficace entre l'école et le marché du travail, ce qui pourrait faciliter l'employabilité des étudiants, lorsqu’ils terminent leurs cours. Un de ces facteurs est l’ignorance, presque totale, que les employeurs ont par rapport à leurs futurs employés potentiels. Normalement, le processus des travaux d'offre / demande, en effet, se compose de publicité dans les médias divers, de l'application et la sélection des intervenants, par l'employeur. Le curriculum vitae et des entrevues ont eu le privilège en tant que moyen d'acquérir un passeport pour obtenir ou changer d'emploi. Toutefois, en cette ère du numérique, l'accès à l'information et aux connaissances est de plus en plus facilitée. L'Internet a mis en contact les organisations et les personnes. Les outils du Web 2.0 ( blogs, forums, wikis, Nings , chats ) ont apporté une nouvelle dimension aux relations interhumaines, soit il au niveau social ou économique. Les gens interagissent, produisent et communiquent connaissance – dans de réseaux sociaux et de communautés de pratique, entre autres. Web 3.0, Web sémantique, est en train de permettre un saut qualitatif. A nos jours, en général, les élèves montrent un déficit de succès sous l'enseignement traditionnel, surtout s’il concerne les étudiants des cours professionnels. Par conséquence, l'école essaye de favoriser d'autres formes d’apprentissage, souvent en utilisant les outils du Web comme les portefeuilles d'évaluation, qui se sont révélés comme des chemins vers le succès. Le développement de l' e -portefeuilles dans un contexte éducatif peut améliorer l'apprentissage multiple, formel et informel. Plates-formes de gestion et de livraison de contenu apparaissent ici comme une bonne réponse à ce développement, soit pour les employeurs, les enseignants ou les étudiants. Pour ces derniers, elles permettent la création et la diffusion des e-portfolios de différents types, en exposant leurs profils, orientés pour des présentations personnels virtuels visant les employeurs potentiels, en encourageant et en facilitant la rencontre entre l'employeur et l'étudiant. L'objet de notre recherche visait à comprendre à quel point une plate-forme, un réseau social, sert-il les intérêts et les demandes des étudiants des cours de formation professionnelle des écoles secondaires et , d'autre part , dans quelle mesure sert-il les intérêts des employeurs qui cherchent des techniciens du niveau III du Cadre National de Qualifications .Pour cette étude, nous avons utilisé la méthodologie de recherche-action, en jouant la fonction du chercheur intervenant, en visant induire les pratiques et les processus dans le milieu étudié. Nous avons utilisé des instruments de collecte de données tels que l'enquête et l’interview. Les résultats se sont traduits par la confirmation de que la plate-forme sert les intérêts des étudiants et que elle est effectivement une interface pour tenir en compte dans la transition des étudiants sur le marché du travail. Du côté des employeurs, c'était leur opinion qu'il s'agit d'une plate-forme qui facilite, plus précisément, le choix de l’employé désiré. Nous croyons que cette recherche est en ligne avec les politiques éducatives de l'Europe et que les conclusions obtenues seront au profit des futurs étudiants de l'enseignement secondaire dans leur chemin de vie.
Description: Doutoramento em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/15225
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

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