DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial > DEGEI - Dissertações de mestrado >
 O e-Learning como instrumento de inovação no ensino e na formação : o caso do Programa Aveiro Norte
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1517

title: O e-Learning como instrumento de inovação no ensino e na formação : o caso do Programa Aveiro Norte
authors: Petiz, Sara Margarida da Silva
advisors: Santana, Silvina Maria Vagos
keywords: Gestão da informação
E-learning
Formação profissional
Gestão de empresas
Gestão de recursos humanos
issue date: 2006
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A abertura e interdependência dos mercados a nível mundial trouxe novas oportunidades de negócio para empresas e organizações, mas também novas exigências, obrigando-as a procurar, continuamente, formas mais rápidas e eficazes de satisfazer os seus clientes. Atingir tais objectivos implica uma aposta séria na qualificação dos recursos humanos, para que estes desenvolvam as competências necessárias para enfrentar os desafios técnicos e organizacionais com que as empresas se deparam. Esta tarefa implica um esforço conjunto do mundo empresarial, académico e social, pois dela depende a empregabilidade de muitos profissionais. Este estudo pretende contribuir para a reflexão sobre o papel do Programa Aveiro Norte como parceiro do ensino, formação e inovação dos sectores dominantes da região de Entre Douro-e-Vouga. Consciente das barreiras que muitos trabalhadores apresentam na frequência de acções de formação presenciais, o Programa tem levado a cabo esforços de dinamização das suas ofertas formativas, destinadas preferencialmente a jovens à procura de formação inicial e a activos à procura de requalificação e actualização de conhecimentos, apostando no desenvolvimento de soluções e tecnologias que permitam aos formandos a aprendizagem em condições de grande flexibilidade de horário e local – e-Learning. É objectivo deste estudo analisar as estratégias de ensino a distância que têm sido levadas a cabo pelo Programa e da forma como elas podem contribuir para a competitividade do ensino e da própria região do Entre Douro-e-Vouga. A metodologia utilizada baseou-se na análise sócio-económica da região a partir de dados estatísticos, na análise estratégica do e-Learning no Programa Aveiro Norte e na análise das necessidades e expectativas dos utilizadores através de inquéritos e tratamento estatístico. As principais conclusões reflectem a importância que o Programa Aveiro Norte tem vindo a assumir na região do EDV, como alternativa para muitos jovens e adultos interessados em continuar os seus percursos formativos e para muitas empregadores, interessados em recursos actualizados e com as competências necessárias para responder aos desafios com que se deparam. Tendo em conta estes públicos, o ensino a distância e a utilização de plataformas telemáticas de apoio afiguram-se como uma mais-valia para a obtenção de respostas mais eficazes aos constrangimentos e limitações que os alunos apresentam à frequência de formações presenciais. Apesar dos diversos esforços que têm sido levados a cabo para promover o ensino a distância, o estudo permitiu verificar o subaproveitamento das ferramentas ao dispor de formandos e formadores, o que leva a concluir a necessidade de estimular novos hábitos e rotinas de ensino, que fomentem uma nova concepção do ensino-aprendizagem. ABSTRACT: The opening and interdependence of world-wide markets brought new business opportunities, but also new demands, compelling companies and organizations to reach, continuously, faster and efficient ways to satisfy its customers. Reaching such objectives implies a serious determination in the qualification of human resources, so that they can develop the necessary abilities to face the technical and organizational challenges companies across. This task implies the joining of efforts between enterprises, universities, educational institutions and other social organizations, so that employment can be guaranteed to many professionals. The present study intends to contribute to the reflection of the role of Aveiro North Program of University of Aveiro, as education and training partner of the most dominant sectors of Entre Douro-e-Vouga region. Conscious of the barriers that many workers present in the frequency of presential training actions, essentially directed to youngsters looking for initial training and active workers with knowledge actualization needs, Aveiro North Program has been handling efforts to dynamize its training offers, betting in the development of solutions and technologies that allow students to learn anytime and anywhere through the Internet - e-Learning. The purpose of this study is to analyze the elearning strategies that have been taken by Aveiro North Program and of the way they can contribute for the competitiveness of education and of Entre Douro-e-Vouga region. The used methodology was based on the socio-economical analysis of the region from statistical data, on the strategical analysis of e-Learning in Aveiro North Program and on the analysis of the needs and expectations of end-users (students and teachers) through inquiries and statistical treatment. The main conclusions reflect the importance that Aveiro North Program has come to assume in the region of the EDV, as alternative for much youngsters and adults interested in continuing its graduation and for many employers, interested in actualized human resources, with the necessary abilities to answer the challenges they come across. Having into account these audience, distance education and the use of telematic platforms are figured as an addedvalue for the attainment of more efficient answers to the constraints and limitations that the pupils present to the frequency of face-to-face classes. Despite the great efforts that the Program has been taken to promote distance education, this study allowed to verify the low use of the available tools for trainers and trainees, what leads to conclude the need to stimulate new habits and routines of education, that foment a new conception of the learning process.
description: Mestrado em Gestão de Informação
URI: http://hdl.handle.net/10773/1517
appears in collectionsDEGEI - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
2007001388.pdf4.55 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2