DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial > DEGEI - Dissertações de mestrado >
 b-Learning no ensino secundário recorrente : uma proposta baseada na construção do conhecimento
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1515

title: b-Learning no ensino secundário recorrente : uma proposta baseada na construção do conhecimento
authors: Mesquita, Maria João Silva Teixeira Guedes
advisors: Gouveia, Luis Manuel Borges
keywords: B-learning
Ensino secundário recorrente
Estratégias de aprendizagem
issue date: 2007
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A utilização de um Ambiente de Aprendizagem para o Ensino Secundário Recorrente sustentado num sistema b-Learning (ensino misto, combinando ensino presencial e a distância) vem contribuir com mais um meio para aumentar a escolaridade dos cidadãos. Espera-se ainda que este contribua para melhorar o nível de sucesso, aumentando-o, e diminuir a taxa de abandono escolar. Com este trabalho pretende-se averiguar o grau de eficiência de um Ambiente de Aprendizagem para o Ensino Secundário Recorrente utilizando uma metodologia b-Learning. Para sustentar esta investigação procedeu-se a uma revisão da literatura sobre o Ensino a Distância e b-Learning, Sistema Educativo Português e Estratégias para Ambientes de Aprendizagem O ambiente de aprendizagem centra-se nas teorias de aprendizagem construtivistas e numa perspectiva colaborativa. Por isso, pode-se dizer que será aplicada uma metodologia de aprendizagem construtivista e colaborativa. O trabalho de implementação, referente ao ensino a distância, foi desenvolvido utilizando uma plataforma de e-Learning designada por TWT com um subdomínio denominado por Sítio da Disciplina, e para as sessões presenciais, recorreu-se ao sistema tradicional de aulas. Assim o Ambiente de Aprendizagem para o Ensino Secundário Recorrente foi suportado por uma abordagem mista de b-Learning. Esta plataforma é utilizada na escola desde 1998. Fez-se uma avaliação ao ambiente de aprendizagem através da realização de um inquérito com o qual se pretendeu avaliar a utilização da Internet, e a percepção da sua utilização pelos alunos, e a leitura dos resultados obtidos. Em termos gerais, os dados que se obtiveram foram encorajadores para a implementação e alargamento deste ambiente de trabalho a todo o ensino recorrente baseado num sistema de b-learning. Foi ainda possível, também, ter a expectativa de que, não ganhando objectivamente na aquisição dos conteúdos formais, os alunos adquiriram, com esta metodologia, competências que constituirão mais valias a médio e longo prazo da sua vida pessoal e profissional. ABSTRACT: Using a Learning Environment program for the Secondary Recurring Education, based on a b-learning system (combining education both in presence and at distance) has been contributing to get another means of increasing scholarship among citizens. It also aims to improve levels of success, increasing them and decreasing school abandonment rates. This piece of research intends to search possible efficiency degrees on a learning environment applied to the Secondary Recurring Education, by the adoption of a blended learning methodology. To support this project, we have revised the literature about Long Distance Teaching Orientations and b-Learning, Portuguese Educational System and strategies applied to learning environments. The latter focuses on constructivist learning theories and on a collaborative perspective; therefore, they will be used as reference and as framing contributions for the presentation of this project. The implementation based on distance / remote teaching has been developped using an e-Learning platform named TWT, which includes an under domain called ‘The Discipline Site’; on the other hand, it has also been considered some sessions with the presence of learners, adopting the traditional system of lessons. Thus, the Learning Environment to the Secondary Recurring Education has been supported by a b-Learning system approach. This platform has been used at the school establishment studied since 1998. An evaluation of the learning environment has been accomplished through an inquiry technique (with which we intended to evaluate the use of Internet and the way students perceived its use) and the results obtained. Globally, the results obtained were encouraging to the implementation and to the enlarging process of this learning environment adapted to recurring system. It was also possible to expect this: though there were no direct nor objective gains on the acquisition of formal contents, students, with this methodology, acquired skills that will be of great value at middle and long term for their personal and professional life.
URI: http://hdl.handle.net/10773/1515
appears in collectionsDEGEI - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
2007001329.pdf2.49 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2