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 O suporte a iniciativas de e-Learning no ensino superior : a Universidade de Aveiro, um estudo de caso
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1513

title: O suporte a iniciativas de e-Learning no ensino superior : a Universidade de Aveiro, um estudo de caso
authors: Azevedo, Susana Maria Labrincha de
advisors: Gouveia, Luis Manuel Borges
keywords: Tecnologia educativa
E-learning
Novas tecnologias da comunicação
Ensino superior
issue date: 2007
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A crescente utilização de tecnologias de informação e comunicação (TIC) para suporte do processo de ensino/aprendizagem leva ao surgimento da necessidade de um serviço de apoio a todos os participantes deste processo. Este suporte deve ajudar a aproveitar as potencialidades disponíveis e prevenir as dificuldades que vão sendo sentidas com a utilização dos meios disponíveis. Este trabalho tem como intuito dar a conhecer o modo como são planeados os sítios das disciplinas que, no contexto da Universidade de Aveiro (UA), utilizam a plataforma de e-Learning. Adicionalmente, pretende-se indagar se é seguido algum modelo de ambiente de e-Learning (AE) e conhecer quais as necessidades de suporte sentidas pelos docentes (decorrentes desses planeamentos). Para perceber a forma como os sítios das disciplinas são planeados e as reais necessidades de suporte, foi realizada uma recolha de dados, com base num conjunto de instrumentos: questionários; e observação dos sítios das disciplinas existentes na plataforma de e-Learning; e estudo documental. Os instrumentos utilizados foram elaborados tendo em conta um referencial, desenvolvido com os objectivos de perceber como são planeados os sítios das disciplinas na plataforma; quais as necessidades de suporte daí decorrentes; e qual a opinião dos utilizadores sobre a estrutura de suporte. Na elaboração do referencial foram tidos em conta dois modelos teóricos de ambientes de e- Learning, cujos autores são Badrul Khan e Marguerita Lynch. É da sistematização dos múltiplos factores apresentados pelos dois autores que foi proposto um referencial e aplicado ao caso da UA. Com este trabalho procurou-se igualmente estudar, divulgar e sugerir uma adequação da estrutura de suporte ao e-Learning, na Universidade de Aveiro, às necessidades referenciadas durante o processo de recolha de dados. Através da recolha e análise dos dados é possível concluir que a estrutura de suporte ao e-Learning da Universidade de Aveiro necessita de efectuar algumas adaptações respondendo às necessidades levantadas pelos utilizadores, promovendo, entre outros, uma maior divulgação dos produtos e serviços e difusão de boas práticas para o e-Learning. Uma conclusão adicional é o facto de não ser seguido um modelo de AE pelos docentes aquando do planeamento dos sítios das disciplinas. ABSTRACT: The increasing use of information and communication technologies (ICT) for the education process implies a growing necessity for a help desk that supports service to all involved community. This support service must help users to take advantage of current functionalities and prevent difficulties, derived from using the e-Learning platform. The purpose for this work is to know how courses sites are planned in the e- Learning platform at University of Aveiro. Such study was conducted to inquire if some e-Learning environment model is followed and which are the support requirements felt by teachers doing that planning. To perceive the way course sites are planned and support their needs, a data gathering was performed, based on the use of questionnaires; observation of course sites on the e-Learning platform, and documental analysis. The data gathering was conducted taking into account a referential with the following objectives: how course sites are implemented in the platform; which are the support needs that derive from that implementation; and which are the user opinions regarding the support structure. Two theoretical e-Learning environment models from authors Badrul Khan and Marguerita Lynch had been considered to the referential elaboration. Based on those models, a merge of the most important factors were considered and composed the referential. Additionally this work intended to study, and suggest an adequacy of the university e-Learning support structure, to the referred requirements during the data collection process. Through the data collection and its subsequent analysis, it’s possible to conclude that the university e-Learning support structure should implement some adaptations answering user requirements. Also, it must promote, among others, a better diffusion of available products, services and e-Learning best practices. An additional conclusion is the fact that teachers do not make use of any e-Learning environment model during course site planning.
description: Mestrado em Gestão da Informação
URI: http://hdl.handle.net/10773/1513
appears in collectionsDEGEI - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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