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 Emulsões betuminosas aplicadas na colagem de camadas de pavimentos rodoviários
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/14962

title: Emulsões betuminosas aplicadas na colagem de camadas de pavimentos rodoviários
authors: Diogo, António Filipe Gonçalves
advisors: Benta, Agostinho
keywords: Engenharia civil
Pavimentos rodoviários
Materiais betuminosos
issue date: 2015
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: As infraestruturas de transporte têm uma elevada importância para o desenvolvimento interno de um país, reduzindo distâncias e aumentando a mobilidade, daí ser fundamental o desenvolvimento e estudo de novos métodos de construção e reabilitação. Esta dissertação tem como base o estudo da resistência de ligação uma emulsão betuminosa usada como rega de colagem em pavimentos rodoviários, O estudo englobou ensaios laboratoriais com três quantidades diferentes de emulsão betuminosa, quatro pressões verticais distintas, dois tipos de superfície de contacto e uma pesquisa bibliográfica. Para a execução dos ensaios de corte foi utilizada uma máquina de corte direto. Os resultados obtidos permitiram ter um conhecimento mais aprofundado da quantidade de emulsão betuminosa a ser utilizada, para conseguir uma maior força de ligação entre camadas consoante o tipo de superfície de aplicação e carga vertical aplicada.

Nowadays it is essential to develop and create new methods of construction and rehabilitation as the transports infrastructures have a huge importance for the country internal development by reducing distances and increasing mobility. This dissertation is based on the study of shear strength for tack coat using a cationic bituminous emulsion fast break. The study includes laboratory tests with three different amounts of bitumen emulsion, four distinct vertical stresses, two types of contact surface and a literature research. The tests required the use of a directcutting machine. The results obtained allowed me to understand the amount of bitumen emulsion needed to achieve a greater bonding strength between layers depending on the type of surface and the vertical load applied.
description: Mestrado em Engenharia Civil
URI: http://hdl.handle.net/10773/14962
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