Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1470
Title: Formação para a diversidade linguística : um estudo com futuros professores do 1º ciclo do ensino básico
Author: Martins, Filomena Rosinda de Oliveira
Advisor: Andrade, Ana Isabel de Oliveira
Keywords: Didáctica das línguas
Formação inicial de professores
Educação intercultural
Diversidade linguística
Multilinguismo
Defense Date: 2008
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho insere-se no âmbito dos estudos sobre formação inicial de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB), tratando as questões da sensibilização à diversidade linguística e cultural, no quadro das actuais políticas linguísticas europeias de desenvolvimento de uma competência plurilingue e pluricultural a partir dos primeiros anos de escolaridade. Analisa-se uma experiência de formação desenvolvida durante o ano lectivo de 2000/2001, no âmbito da disciplina de Seminário, do 4º ano da Licenciatura em Ensino Básico – 1º Ciclo, da Universidade de Aveiro, disciplina a par da Prática Pedagógica Supervisionada. Participaram neste estudo, enquanto sujeitos-alvo do programa de formação e do projecto de investigação, dois grupos de três futuras professoras que conceberam, desenvolveram e avaliaram projectos de investigação-acção de sensibilização à diversidade linguística com crianças do 1º CEB. Os dados a analisar foram recolhidos através da observação participante de sessões de formação gravadas e transcritas e de questionários, diários e entrevistas, tendo-se optado pela análise de conteúdo como procedimento de análise do corpus. Os resultados obtidos permitem concluir que a área da sensibilização à diversidade linguística é uma via importante de formação, na medida em que permite formar professores mais abertos, mais conscientes da complexidade e diversidade do mundo de hoje e mais capazes de uma intervenção educativa na área da educação em línguas em interligação estreita com as áreas curriculares do 1º CEB, potenciando estas mesmas áreas com uma visibilidade educativa mais significativa. Os resultados indiciam que a estratégia de formação desenvolvida e analisada contribuiu para o desenvolvimento pessoal e profissional dos futuros professores, permitindo-lhes a reconstrução de imagens acerca da diversidade linguística e capacitando-os para a iniciação à construção de uma competência plurilingue e pluricultural. Salienta-se, neste estudo, o papel determinante do contacto com situações linguísticas e culturais diversificadas, em conjugação com a análise de materiais didácticos e com a concepção e desenvolvimento de projectos de intervenção de sensibilização à diversidade linguística em contexto educativo.
This study has been developed as a Primary teacher education research that deals with linguistic and cultural awareness issues, within the framework of the current European linguistic policies focussing on the development of a plurilingual and pluricultural competence since early school education. The study comprehends an analysis of an initial teacher training experience developed during 2000/2001, within the scope of the subject Seminar included in the graduation curriculum of the Primary Teacher Education course at the University of Aveiro. This subject occurs simultaneously with Supervised Teaching Practice at schools. Two groups of three future teachers were involved in the training programme and the research project, and conceived, developed and evaluated action-research projects centred on linguistic diversity awareness among primary school children. The data were collected by means of participant observation of training sessions which were videotaped and transcribed, questionnaires, journals and interviews. Content analysis was the adopted procedure to analyse the corpus. The outcomes allow us to conclude that the domain of linguistic diversity awareness is an important means of development in teacher education, as it leads to develop future professionals who are more open, more aware of the complexity and diversity in the world today, and who are more capable of an educational intervention in the area of Language Education, in close articulation with the curricular areas for Primary Education, granting the latter a more significant educational visibility. The outcomes indicate that the teacher education strategy which was developed and analysed was a contribution for the personal and professional development of the future teachers, and that it allowed them to reconstruct their own images regarding linguistic diversity and to initiate the construction of a plurilingual and pluricultural competence. This study underlines the decisive role of the contact with diverse linguistic and cultural situations in primary teacher education, in interaction with the analysis of didactic materials and the conception and development of intervention projects for linguistic diversity awareness.
Description: Doutoramento em Didáctica
URI: http://hdl.handle.net/10773/1470
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

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