Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14677
Title: Aferição, análise e divulgação de repertório para violoncelo solo em Portugal em início do século XXI: criação e performance
Author: Rosa, Mariana Filipe da
Advisor: Santana, Helena
Keywords: Música
Violoncelo
Compositores - Portugal
Música contemporânea
Interpretação musical
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Este projeto tem como objetivos a inventariação do repertório para violoncelo solo desde 2000 de compositores portugueses, coletando o máximo de obras possíveis, e a expansão do próprio corpus de obras para violoncelo solo de compositores portugueses contemporâneos por intermédio da encomenda de obras. Também é objetivo deste projeto tentar perceber o motivo da falta de realização e produção de recitais para violoncelo solo em Portugal, nomeadamente com peças de compositores portugueses. Será objeto do nosso estudo o corpus de obra conseguido através da encomenda de obras a diversos compositores contemporâneos portugueses. Estas obras serão alvo de análise, com vista à sua interpretação, e visando a construção do recital final. A primeira parte consiste na pesquisa sobre o corpus de obras de compositores portugueses existente a partir do ano 2000 e na determinação da sua importância enquanto conjunto de obras. Para percebermos a frequência e relevância do conjunto de recitais existentes para esse corpus de obras, realizámos uma apresentação e análise de um conjunto de dados relativos à frequência da produção de recitais para violoncelo solo na cidade de Aveiro a partir do ano 2000. Esta pesquisa foi feita com base em análise documental e na realização de questionários a diversos compositores e instrumentistas de cordas friccionadas. A segunda parte consta da análise formal e interpretativa das peças a serem executadas no âmbito do recital final, sendo que a terceira e última parte remete para as considerações finais, nas quais os aspetos negativos e positivos desta investigação e respetivas conclusões serão descritos.
This project’s main goals are to contribute to an inventory of solo cello’s Portuguese repertory since 2000 to the present day, enlisting as many opuses as possible, and to the expansion of the corpus of solo cello pieces from Portuguese contemporary composers through directly commissioning their work. Besides, this project intends to question the reason of the scarce number of solo cello recitals in Portugal, namely comprehending Portuguese opuses. The corpus of the music pieces commissioned to several Portuguese contemporary composers will thus be the core subject of our study. These works will be analysed in order to be performed in the final recital’s setting. All in all, this project is divided in three parts. Firstly, the research focused on the corpus of solo cello’s Portuguese repertory since 2000 to the present day will be presented and assessed as a whole. With the purpose of understanding the frequency and relevance of recitals based on said repertory for solo cello in Aveiro since 2000, some dedicated data will also be analysed, namely through the presentation of the highlights of some questionnaires made to several rubbed strings’ composers and players. Secondly, the formal and interpretative analysis of the pieces to be performed in the final recital will be set forth, whereas the third and last part respects to the final comments and considerations, wherein the negative and positive aspects of this project and its conclusions will be described.
Description: Mestrado em Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/14677
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado



FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.