Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14674
Title: O paradigma do uso de novas tecnologias na redefinição e reestruturação da forma como os conteúdos são veículados na aula de canto
Author: Rodrigues, Miguel Fernando dos Santos
Advisor: Santana, Helena
Keywords: Ensino de música
Canto - Metodologia de ensino
Ensino-aprendizagem - Canto
Técnicas vocais
Novas tecnologias
Fisiologia humana
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Perante a evolução tecnológica do séc. XX e XXI, as novas ferramentas potenciadas pelos avanços tecnológicos, mais concretamente, no âmbito das novas tecnologias da comunicação e da informação tendem a incorporar o sistema de ensino. Assim, está implícita uma redefinição do paradigma no qual assenta o ensino e aprendizagem do canto. Este projeto, procura implementar cinco grupos de ferramentas no âmbito das novas tecnologias: 1) ferramentas tradicionais; 2) ferramentas de feedback visual acústico; 3) ferramentas de captação e gravação de voz; 4) ferramentas multimédia; e 5) ferramentas de feedback visual da postura corporal. A implementação destas ferramentas objetiva compreender de que forma as novas tecnologias, de suporte informático, podem ser utilizadas na aula de canto, e quais as consequências da estruturação da forma como os conteúdos são veiculados ao nível de: a) qualidade da comunicação; b) dinâmica da aula; c) empenho e motivação na realização das tarefas e d) concretização de objetivos. Para tal, foi constituído um estudo de caso, tendo sido lecionadas 15 aulas a um aluno em idade adulta. Nestas, os diferentes grupos de ferramentas foram usados com diferentes articulações entre si. As ferramentas de obtenção de dados consistem na gravação em vídeo de todos os momentos letivos, realização de duas entrevistas semiestruturadas e a realização de quatro questionários com escala visual analógica. Partindo da análise qualitativa da observação da gravação em vídeo das aulas, da análise qualitativa de conteúdo das entrevistas e dos gráficos obtidos pelos questionários com escala visual analógica, foi possível triangular os resultados obtidos. A investigação sugere a implementação de um modelo tridimensional de interação com as ferramentas tecnológicas. A utilização das várias ferramentas, articuladas entre si, permitem potenciar o seu uso efetivo, complementado a informação veiculado pelo professor, e facilitando a compreensão do aluno, na medida em que, fornecem informação suplementar.
Considering the technological evolution of the XX and XXI centuries, the new tools enhanced by the technological outcome in particular in the field of the new technologies for communication and information, they tend to incorporate the scholarship system. Therefore it is implied a redefinition of the paradigm in what the teaching and learning of singing is based on. This project intends to implement five group of tools in the new technologies area: 1) traditional tools; 2) tools of visual acoustic feedback; 3) tools of voice capture and recording; 4) multimedia tools; and 5) tools of visual feedback of body posture. The implementation of these tools intends to understand in which way the new computer based technologies can be used in the singing classes and which are the consequences in the structure used to lead the contents in what concerns to: a) communication quality; b) class dynamic; c) commitment and motivation in the performance of tasks and d) objectives achievement. For this purpose it was created a case study in which there were teached 15 classes to an adult student. In these classes there were used the different groups of tools using different articulations between them. The tolls used for data collection consist on the video recording of every teaching moments, the performance of two interviews half structured and the performance of four questionnaires using an analogic visual scale. From the qualitative analysis of the observation of the classes video recording, from the qualitative analysis of the interviews information and from the graphics obtained from the questionnaires using an analogic visual scale, it was possible to triangulate the results obtained. The investigation suggests the implementation of a tridimensional model of interaction with the technological tools. The use of several tools articulated between each other allows the boost of their effective use, complementing the information given by the teacher and improving the student understanding as these tools provide supplementary information.
Description: Mestrado em Ensino de Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/14674
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf9.59 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.