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 Interacção verbal em aula de línguas : meta-análise da investigação portuguesa entre 1982-2002
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1465

title: Interacção verbal em aula de línguas : meta-análise da investigação portuguesa entre 1982-2002
authors: Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
advisors: Alarcão, Isabel
keywords: Didáctica das línguas
Ensino de línguas
Comunicação na aula
Interacção verbal
Investigação educativa
issue date: 2007
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A interacção verbal em aula de língua, materna ou estrangeira, é um tema de evidente relevância. Também por isso, tem vindo a assumir, na investigação portuguesa, um papel fundamental na construção do conhecimento didáctico. Mas, quais são os contributos para este desenvolvimento? O presente estudo foi motivado por esta questão, à qual pretende dar resposta, procurando-se, pois, satisfazer a necessidade de descrever a evolução do campo temático. Neste contexto, foram identificadas, nas décadas de 1982 a 2002, trinta e duas publicações e doze textos de provas académicas, discursos primeiros que tomam aquela temática como objecto de estudo principal e que constituem o corpus de análise deste discurso segundo. Para mapear o percurso daquele saber, configurou-se um modelo, inédito, de meta-análise qualitativa. Ancorado metodologicamente pela combinação da análise documental e da análise de conteúdo, é apoiado informaticamente por uma base de dados, desenhada segundo o método de E-R (entidade-relacionamento). Ao nível da caracterização, constata-se que os quarenta e quatro trabalhos identificados, que especificam a complexidade do tema em estudo, nas suas vertentes micro a macro, estão inscritos, sobretudo, nas linhas de pensamento das Universidades de Aveiro e do Minho. São, principalmente, realizados por académicos, com o intuito de compreender, para diagnosticar e intervir na prática profissional. Dos referenciais teóricos convocados, apesar de serem assinalados quatro domínios científicos que se articulam, sobressai o da interacção verbal sob influência anglófona. Na metodologia, quando explicitada, regista-se uma articulação entre abordagens qualitativas e quantitativas, embora prevaleçam as primeiras, nomeadamente as de tipo descritivo e etnometodológico. Já os procedimentos metodológicos são muito diversificados e bastante mencionados; destacam-se os da análise de dados. Nos resultados, verifica-se uma articulação entre conceitos, e, ainda, entre categorias e tipologias de análise. Quanto às conclusões, revelam a consolidação da interacção verbal enquanto factor essencial para conceptualizar o que é saber ensinar e aprender uma língua, observando e experimentando. Ao nível das implicações, as sugestões recaem, em particular, sobre a formação de professores, numa dimensão estratégica que pode indiciar o desejo de se ultrapassarem problemas pedagógico-didácticos. Em suma, a meta-análise efectuada aponta no sentido da expansão, contínua e continuada, do campo de investigação sobre este tema, cujo dinamismo e potencialidades aqui não se esgotam, antes favorecem novas (re)descobertas.

Verbal interaction in mother tongue and foreign language classrooms is clearly an important subject which has come to play, in Portuguese research, a fundamental role in the construction of educational knowledge. But, what does it contribute to this knowledge? The current study was inspired by this question and aims at answering it by responding to the need to describe the evolution of this scientific area. In this context, 32 published texts and 12 Master and PhD theses were identified between 1982 and 2002, whose main object of research was verbal interaction in the language classroom. These constitute the corpus of analysis of this research, for which a new model (qualitative meta-analysis) was conceived to map the path of that knowledge. This model combines documental and content analysis, and is aided by a database designed according to the E-R (entity-relationship) model. The 44 primary studies, which specify the complexity of the topic in its micro and macro features, are largely associated to the Universities of Aveiro and Minho. For the most part, they were undertaken by academics, with a view to understanding, analysing and improving professional practice. Of the four related theoretical domains, verbal interaction of Anglophone influence is the most prevalent. When the methodology is stated, a tendency to combine qualitative and quantitative approaches can be recognized. Nevertheless, the former are dominant, namely the descriptive and ethnomethodological perspectives. The methodological procedures are varied and thoroughly described, and those of data analysis are highlighted. The outcomes reveal conceptual connections and links between categories and typologies of analysis. As for conclusions, theseconfirm that verbal interaction is a key factor in perceiving, observing and experiencing what it is to teach and learn a language. The suggestions made focus specifically on teacher education from a strategic perspective, pointing to a desire to overcome pedagogical and educational problems. In short, the meta-analysis points towards the continuous and continuing growth of this research field, the dynamics and strengths of which have not been exhausted; on the contrary, new avenues of discovery have been opened up.
description: Doutoramento em Didáctica
URI: http://hdl.handle.net/10773/1465
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DE - Teses de doutoramento

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