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 Construção do discurso argumentativo num contexto de eLearning no ensino superior
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1463

title: Construção do discurso argumentativo num contexto de eLearning no ensino superior
authors: Loureiro, Maria José de Miranda Nazaré
advisors: Moreira, António Augusto de Freitas Gonçalves
keywords: Discurso argumentativo
Argumentação
Desenvolvimento de competências
E-learning
Comunicação interpessoal
issue date: 2007
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A argumentação tem uma importância crescente na sociedade actual, tanto no que se refere ao desenvolvimento das proficiências em escrita académica, como na sua pertinência na comunicação on-line. O presente trabalho pretende ilustrar o contributo da utilização de uma plataforma concebida para o desenvolvimento da competência argumentativa, a plataforma SCALE, nas interacções argumentativas e negociais on-line dos alunos do ensino superior, bem como nas suas produções escritas. Pretende igualmente determinar a relação existente entre estas formas de expressão do discurso argumentativo, do ponto de vista: (i) dos debates on-line em pares; (ii) da representação esquemática on-line de diagramas pessoais argumentativos e (iii) da produção escrita argumentativa individual off-line. Neste estudo qualitativo, 16 alunos do 2º ano da licenciatura para professores do 1º ciclo do Ensino Básico, participaram em 6 sessões, num total de cerca de 25 horas, nas quais trabalharam maioritariamente em pares na modalidade on-line, embora a modalidade individual e o trabalho off-line também tivessem coexistido. Para a compilação e discussão dos resultados foram analisados registos de diagramas argumentativos elaborados on-line pelos alunos, as respectivas interacções on-line nas diferentes ferramentas utilizadas e as suas produções escritas individuais. Além disso, foram analisados os questionários respondidos antes e após o trabalho experimental, relativos às suas atitudes face às TIC, à leitura e à escrita de textos, incluindo a textualidade argumentativa. O estudo permite tirar algumas conclusões relevantes relacionadas com o tipo de interacções existentes em chats livres ou em chats estruturados, sendo, no primeiro caso, mais ricas e profundas. A representação esquemática, em diagrama de mapas argumentativos, mostra evidências na aprendizagem dos alunos, nomeadamente no que diz respeito à estruturação da própria argumentação. Ainda de acordo com os resultados analisados, e relativamente ao desempenho dos alunos, este é mais profícuo na modalidade on-line, em comparação com o trabalho off-line. São finalmente apresentadas as limitações do estudo, bem como sugestões de investigação futura. ABSTRACT: Nowadays, in our society, the increasing importance of argumentation has been acknowledged regarding both academic writing performance and its value in on-line communication. This work aims at illustrating the contribution of the use of a platform (SCALE) – conceived for the development of argumentative skills – towards the improvement of the argumentative and negotiation on-line interactions of the students involved, as well as towards their written production The relationships found between these forms of expression of argumentative discourse are also described from the point of view of (i) on-line debates in pairs, (ii) on-line graphic representations of the individual argumentative diagrams and (iii) offline individual written argumentative productions. In this qualitative study, 16 students from the 2nd year of the Graduation course for Elementary School Teachers participated in 6 sessions, for total of approximately 25 hours, in which they worked for the most part in pairs in the on-line mode, although the individual and off-line work modes coexisted. For the compilation and discussion of results, we analyzed the students’ on-line interaction logs for the different tools used throughout the experiment, their individual written production and answers to the questionnaires before and after the experiment, regarding their attitudes towards ICT and to the reading and writing of texts, with specific focus on the argumentative text. The study allows us to draw some relevant conclusions related to the types of interaction in free versus structured chats (richer and more profound in the free chats). The graphic representation, in diagrams, of argumentative maps, shows evidences of learning, namely as far as the argumentative structure is concerned. As to the type of on-line and off-line student performance, the former was found to be more productive. Finally we present the limitations of the study, as well as some suggestions for future research.
URI: http://hdl.handle.net/10773/1463
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DE - Teses de doutoramento

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