DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Dissertações de mestrado >
 Sociolinguística : o ensino de uma língua para uso real
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/14612

title: Sociolinguística : o ensino de uma língua para uso real
authors: Apolinário, Ana Cláudia Cadete Leitão
advisors: Mora, Carlos de Miguel
keywords: Ensino de línguas
Língua espanhola
Língua inglesa
Competência linguística
Sociolinguística
Ensino de uma segunda língua
Competência comunicativa
issue date: 2014
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O ensino de línguas tem sofrido grandes alterações ao longo dos anos. De uma abordagem essencialmente linguística, que visava sobretudo o léxico e as estruturas gramaticais que permitissem o bom funcionamento da língua passou-se para uma abordagem que inclui a parte social da língua. Sem desmerecer o papel que a gramática e o léxico desempenham na aprendizagem de qualquer língua, a situação efetiva de comunicação passou a desempenhar um papel preponderante. Trata-se, sobretudo, de munir os aprendentes com ferramentas que lhes permitam realizar uma comunicação efetiva, adequando o seu discurso perante condicionantes relacionadas com as caraterísticas culturais próprias de cada língua. O nosso projeto teve como principal objetivo a implementação de estratégias que permitissem aos alunos valorizar a componente sociolinguística nas aulas de língua estrangeira.

Language teaching has gone through several changes throughout the years. There has been a change from an essentially linguistic approach which prized lexical and grammar structures so as to allow a proper language use to a different approach which would include the social side of a language. Although form is extremely important for the language learning process the real communication situation has become essential. It’s all about providing students with the correct tools which will allow them to perform an effective communication act by adjusting their speech to the cultural characteristics of each language. Our project’s main purpose has been to implement strategies so that students can prize the sociolinguistic component in foreign language lessons.
description: Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10773/14612
appears in collectionsUA - Dissertações de mestrado
DE - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
Tese.pdf1.21 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2