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 Formação continuada de professores do 1º e 2º ciclos do ensino básico para uma educação em ciências com orientação CTS/PC
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1458

title: Formação continuada de professores do 1º e 2º ciclos do ensino básico para uma educação em ciências com orientação CTS/PC
authors: Vieira, Rui Marques
advisors: Martins, Maria Isabel Tavares Pinheiro
keywords: Formação de professores
Ensino das ciências
Educação científica
Inovação pedagógica
issue date: 2003
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Tendo em conta que o desenvolvimento da educação Ciência- Tecnologia-Sociedade [CTS] e o pensamento crítico [PC] são duas finalidades dos currículos nacionais de Ciências e que as mesmas não têm sido explicitamente conciliadas no processo de ensino / aprendizagem, concebeu-se o presente estudo de natureza empírica. Para isso desenvolveuse um programa de formação [PF] de professores principiantes do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico de orientação CTS/PC. As questões a que se pretendeu dar resposta neste estudo tinham a ver com este PF: Será que tal programa contribuiu para que as professoras colaboradoras (re)construíssem as suas concepções acerca de Ciência, Tecnologia e Sociedade e promovessem intencionalmente práticas pedagógico-didácticas com orientação CTS/PC: a curto prazo (logo após a formação) e a longo prazo (um ano após a formação)? No desenvolvimento do PF foram consideradas três vertentes. Primeira, concepções das professoras sobre CTS. Segunda, formação sobre o ensino CTS/PC. Terceira, produção de materiais curriculares com foco CTS/PC. A equipa de formação era constituída por quatro professoras principiantes, duas do 1º ciclo e duas do 2º ciclo, de uma escola do ensino básico integrado, e pelo formador / investigador, o autor deste estudo. No total, as sessões de formação, com cerca de duas horas semanais, desenrolaram-se ao longo de 64 horas. A investigação de natureza qualitativa assumiu o formato de estudo de caso. Os dados recolhidos através de vários instrumentos e técnicas ao longo de dois anos, permitiram caracterizar as concepções iniciais e finais sobre CTS e as práticas pedagógico-didácticas desenvolvidas pelas formandas antes, no final e um ano após o programa de formação. Para tal análise conceberam-se instrumentos próprios e adaptaram-se outros disponibilizados na literatura da especialidade. A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que o PF contribuiu para que as quatro professoras colaboradoras: (i) (re)construíssem as suas concepções acerca de Ciência, Tecnologia e Sociedade; e (ii) promovessem práticas pedagógico-didácticas com orientação CTS/PC, quer logo após a formação, quer um ano após a formação, embora com níveis diferentes: o PF teve um moderado impacte nas práticas de uma professora, razoável em duas e substancial em outra. A revisão da literatura feita ao longo de todo o processo permite afirmar que o estudo representa um contributo, ainda que modesto, para o conhecimento sobre o modo de conceber, produzir, implementar e avaliar programas de formação de professores principiantes, porventura de grande importância para o seu desenvolvimento profissional, social e pessoal. ABSTRACT: The present study was conceived having under consideration that the Science – Technology – Society [STS] education along with Critical Thinking [CT] are two aims of the Science national curricula, and that they both have been misconciliated in the teaching / learning process. For the matter of this study, an Inservice Program [IP] for beginner teachers from first cycle and second cycle of basic education with STS / CT orientation was developed. The questions to which the study aimed to give an answer were related with this IP: did the program contribute for the (re)construction of the teachers’ conceptions about Science, Technology and Society, and did it make them intentionally promote STS / CT didactic and pedagogic classroom practices: at short term (after the program) and at long term (one year after the program)? During the development of the IP three dimensions of formation were considered. First, the teachers’ conceptions about STS. Second, the formation on STS / CT teaching based. Third, the construction and development of curricula materials focused on STS / CT. The group was formed by four beginner teachers, two from 1st cycle of basic education and two others from 2nd cycle of basic education, from an integrated basic school and by the researcher / facilitator, also the author of the present study. Regular sessions with two hours weekly, took place through sixty-four hours. The qualitative research took the design of a case study. The data collected through the several instruments and techniques used along two years of research, allowed the characterisation of the first and final conceptions about STS and the didactic and pedagogic practices developed by the teachers before and after the IP and one year after the inservice program. For the purpose of the analysis some instruments were developed and others, made available by the specialised literature, were adapted. The obtained results allowed the conclusion that the IP was a pertinent contribution for the four teachers to: (i) (re)construct their conceptions about science, technology and society; (ii) promote STS / CT didactic and pedagogic practices after the program, and also one year after it, although in different levels: the IP had a moderate result in the practices of one teacher, a reasonable result in the practices of two teachers, and a good result in the practices of the other teacher. The literature revision made through the whole process allows us to say that the study represents a contribution for the development of the knowledge about the conception, production, implementation and evaluation of beginner teachers’ inservice programs, possibly of great importance to their professional, social and individual development.
URI: http://hdl.handle.net/10773/1458
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