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 Supervisão curricular e cidadania : novos desafios à formação de professores
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1456

title: Supervisão curricular e cidadania : novos desafios à formação de professores
authors: Tomaz, Ana Carlota Teixeira de Vasconcelos Lloyd Braga Fernandes
advisors: Sá-Chaves, Idália da Silva Carvalho
Martins, Isabel
keywords: Supervisão de professores
Formação de professores
Formação inicial
Professores do básico 1º ciclo
Educação para a cidadania
issue date: 2007
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: As grandes mudanças e transformações que se fazem sentir na sociedade actual, fruto de uma conjugação de factores de diversa ordem, conduziram à emergência do debate em torno dos conceitos de cidadania e de educação para a cidadania, num processo que se tem vindo a acentuar sobretudo a partir da década de 90 do século vinte. Neste contexto, e tendo a escola uma função social e educadora, é fundamental a formação de profissionais de educação de elevada qualidade capazes de proporcionar e de garantir aos seus alunos quer os instrumentos essenciais de aprendizagem, quer os conhecimentos, os valores, as atitudes e as competências necessárias para que estes possam também compreender a complexidade do mundo em que vivem e exercer plenamente a sua cidadania alicerçada no respeito pelos direitos humanos e liberdades fundamentais. Deste modo, este estudo tem como principal objectivo aprofundar o conhecimento sobre a formação inicial de professores, nomeadamente quanto ao desenvolvimento das competências de reflexão crítica e de intervenção curricular de alunos futuros professores de modo a que possam imprimir à sua acção uma intencionalidade estratégica e socialmente transformadora, dando-se particular relevo à compreensão das concepções subjacentes a essa mesma intervenção na área da educação para a cidadania. A recolha de dados decorreu no âmbito das actividades de formação e de supervisão relativas à disciplina de Prática Pedagógica do 4º ano da Licenciatura em Ensino Básico – 1º Ciclo, da Universidade de Aveiro durante o ano lectivo de 2002/2003 e teve como participantes seis formandos agrupados em dois núcleos, as respectivas supervisoras cooperantes e a supervisora institucional que foi, concomitantemente, a investigadora principal. Esta investigação desenvolveu-se de acordo com uma abordagem de natureza qualitativa, interpretativa e complexa, na qual se relevam os princípios de totalidade (os fenómenos em estudo percebidos como sistema global, aberto, transformável e dinâmico) e de recursividade (pressupondo uma relação dialéctica entre os subsistemas integradores), princípios esses, subjacentes à análise de tipo sistémico. De forma a ser possível construir uma visão integrada do objecto de estudo foi utilizado um conjunto diverso e complementar de procedimentos investigativos. Como instrumentos específicos recorremos à inquirição por questionário e à entrevista semiestruturada. A inquirição por questionário foi aplicada aos supervisores cooperantes e aos formandos. No que se refere a estes últimos, este instrumento foi aplicado em dois momentos distanciados com vista a percebermos se, do primeiro para o segundo momento, se processaram, ou não, indícios de mudança nas suas concepções de currículo e de educação para a cidadania de modo a esboçarmos um perfil profissional dos futuros professores. Seguidamente recorremos à utilização de entrevistas semiestruturadas junto das supervisoras cooperantes que supervisionaram as práticas pedagógicas destes formandos, com a finalidade de compreendermos como é que esse perfil profissional se foi constituindo ao longo do ano lectivo e também para percebermos de que modo é que a interacção desenvolvida e os contextos de acção influenciaram esse perfil. Como fontes de informação complementar, recorremos aos portfolios reflexivos individuais construídos pelos futuros professores, ao longo de todo o ano lectivo, aos registos em vídeo de algumas intervenções dos mesmos em situação educativa no interior da sala de aula e ao Teaching portfolio do investigador. O sistema de análise de dados usado pressupõe a compreensão das relações ocorridas entre os subsistemas. Os resultados do estudo sugerem que os participantes atribuem à educação para a cidadania uma dupla finalidade (socializadora e transformadora), sendo a abordagem de natureza transcurricular e experiencial, aquela que é privilegiada pelos mesmos para a implementação desta área curricular. Acentuam, também, uma matriz de intervenção curricular de natureza flexível e participada. Os resultados apontam, ainda, para a influência das supervisoras cooperantes e dos contextos de acção ao nível do desenvolvimento das competências de reflexão crítica e de intervenção curricular nos formandos, no âmbito da educação para a cidadania, através da utilização pelas mesmas de múltiplas estratégias de formação e de supervisão de forma reflexiva e intencional. Globalmente o estudo reforça a importância dos contextos estimulantes na formação de profissionais reflexivos e críticos, salientando o papel das estratégias de supervisão e a centração na reflexão sobre as práticas em situação.

The big changes and transformations that are happening in today’s society, the product of many and diverse factors, have led to the emergence of a debate around the concepts of citizenship and citizenship education in schools, in a process that has been gathering strength mainly since the decade of the 1990s. In this context, and with the school having a central educational and social function, it is essential that trained competent teaching professionals are capable of providing to their pupils the essential learning tools and the knowledge, values, attitudes and competencies so that they can understand the complexity of the world they live in and exercise fully their citizenship founded on the respect for human rights and fundamental liberties. The present work has, as its primary aim, to deepen our knowledge on basic teacher training, specifically regarding the development of critical thought competencies and curricular intervention in students that will become tomorrows’ teachers, so that they can give to their actions a strategic and socially transforming intention, giving particular relevance to the understanding of the concepts subjacent to this intervention in the area of citizenship education. Data collection happened during the activities of training and teacher supervision of the course of Pedagogic Practice of the 4th year of the degree in Primary School Teaching – 1st Cycle, of the University of Aveiro, during the school year 2002/2003. The participants were six trainees, the respective school supervising teachers and the institutional supervisor that was simultaneously the principal researcher. This research was conducted in accordance with a qualitative, interpretative and complex approach, where relevance was given to the principles of totality (the phenomena under study were perceived as an open, global and dynamic system) and recursiveness (assuming a dialectic relationship between the sub-systems), principles that are subjacent to systemic-type analyses. A diverse and complementary group of procedures and investigative tools was used so that an integral view of the study object could be developed. As specific investigative tools we used questionnaires and semi-structured interviews. Questionnaires were given to the trainees and their school supervisors. For trainees questionnaires were given at two time periods (1st in the beginning of 2002 and 2nd at the end of May 2003) in order to test if from the first to the second period of data collection there were or not changes in the conception of the curriculum and citizenship education of the trainees and so that we could draw a collective professional profile. We then resourced to the use of semi-structured interviews with the school supervisors that supervised the pedagogic practice of the trainees with the objective of understanding how this professional profile was developed throughout the school year and also how the supervisors and their actions have influenced the development of this profile. As sources of complementary information we used the individual, reflexive portfolios developed by the future teachers (trainees) developed throughout the school year, the videos of some of their practice classes in a real classroom as well as the teaching portfolio of the principal researcher. The data analysis system presupposes an understanding of the relationships between the sub-systems. The results of the study suggest that the participants attribute to citizenship training a double purpose (socializing and transforming), with the preferred approach for the implementation of this curricular area being of a crosscurricular and personal experience nature. Also they reveal a flexible and participative curricular matrix. The results also point to the influence of school supervisors and action contexts on the levels of competences development and critical thinking and curricular intervention on the trainees, in citizenship education, through the use by supervisors of multiple training strategies and of an intentional and reflexive supervision style. Globally, this study stresses the importance that stimulating methodologies should have in the preparation of reflexive and critical teachers through adequate supervision strategies and focus on practical situations.
description: Doutoramento em Didáctica
URI: http://hdl.handle.net/10773/1456
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