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 Formação de professores de ciências sobre quadros interactivos em regime de bLearning
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1447

title: Formação de professores de ciências sobre quadros interactivos em regime de bLearning
authors: Folhas, Rute Cármen Reis Lopes
advisors: Pombo, Lúcia Maria Teixeira
Loureiro, Maria João
keywords: Ensino multimedia
Formação de professores
Professores de ciências
Inovação pedagógica
B-learning
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O reforço da qualificação e das competências de utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) é indispensável para a construção da sociedade da informação e constitui um dos principais objectivos da educação. É no âmbito educativo como no organizacional que as TIC têm vindo a assumir um papel cada vez mais influente e imprescindível, mas é sobretudo na área da Educação que se tem apostado na exploração das TIC nos últimos anos, devido às suas potencialidades. No entanto, apesar de haver um esforço da parte do Ministério da Educação em apetrechar as escolas com equipamento tecnológico, não é o suficiente para que os professores utilizem as TIC em contexto de sala de aula. Há ainda um caminho longo a percorrer para que um ensino com recurso às TIC seja uma realidade. Nesta dissertação é analisado um estudo de caso, desenvolvido na Escola Secundária com 3º Ciclo da Mealhada, entre os meses de Janeiro e Abril do ano lectivo 2008/2009. Neste estudo procurou-se conceber, explorar e adoptar metodologias e estratégias na formação de professores das áreas das ciências (Biologia e Geologia, Matemática e Física e Química), sobre Quadros Interactivos (QI) em regime de bLearning, onde a formadora assumiu o papel de investigadora. Tendo em conta a finalidade do estudo, o desenvolvimento deste trabalho teve como base a procura de respostas às seguintes questões: Quais as necessidades de formação dos docentes na utilização dos QI? Que estratégias explorar/adoptar na formação de docentes sobre QI? Quais as perspectivas dos formandos sobre a formação para professores de ciências sobre QI em regime de bLearning? Quais os impactos da formação na prática pedagógica dos professores envolvidos? Para encontrar as respostas a essas questões, este estudo foi planificado em 4 fases: 1ª fase – aplicação do 1º questionário dirigido aos formandos para recolha de informação sobre os conhecimentos e competências na utilização dos QI em contexto de sala de aula e aferição dos conhecimentos na utilização das TIC; 2ª fase – concepção da formação; 3ª fase – implementação da formação; 4ª fase – aplicação do 2º questionário dirigido aos formandos para avaliação da formação. A formação realizou-se, com recurso à Plataforma Moodle do Softciências, tendo como objectivos: (i) favorecer a emergência de novas práticas pedagógicas de utilização de QI; (ii) promover a divulgação e partilha de experiências, materiais, saberes, metodologias e boas práticas, no âmbito da integração dos QI e das TIC em geral; (iii) fomentar a colaboração entre grupos disciplinares, no âmbito da utilização educativa dos QI e das TIC em geral e (iv) permitir aos docentes a possibilidade de proporcionar aos alunos situações de aprendizagem mais ricas e envolventes, utilizando os QI como instrumento de motivação, interesse e regulação do processo de ensino e de aprendizagem. Os dados relativos ao estudo de caso foram recolhidos durante a 1ª, 3ª e 4ª fases. Para tal foram usadas diversas técnicas: (i) inquéritos por questionário (um no início e outro no final da formação); (ii) observação (directa e mediada pela Plataforma Moodle de apoio à formação e (iii) análise de documentos. Para proceder ao tratamento dos dados, fez-se uma análise estatística dos dados quantificáveis e uma análise interna dos dados qualitativos. Com o desenvolvimento deste estudo de caso, verificou-se que os docentes envolvidos desenvolveram competências no âmbito das TIC, mais concretamente no uso apropriado e eficaz do QI, que pouco ou nada sabiam usar no início da formação. Para além disso, os formandos passaram a ter mais confiança no uso do QI em sala de aula. De um modo geral, a acção de formação superou as expectativas que estes tinham inicialmente, pois a maioria dos formandos nunca tinha frequentado uma formação em regime de bLearning. Os formandos consideraram que a acção de formação foi bastante positiva, enriquecedora, adequada e eficaz. A criação da disciplina na Plataforma Moodle, também contribuiu para o bom funcionamento da formação tendo-se tornado uma mais-valia para os formandos. Esta formação motivou e forneceu as bases necessárias para a utilização apropriada dos QI em sala de aula, tornando as aulas mais interessantes, participativas e motivando os alunos para os conteúdos leccionados. Para além dos benefícios que o uso do QI trouxe para os alunos, também despoletou nos professores maior criatividade para a preparação das aulas e motivação para o uso das tecnologias, mais concretamente, no uso da Internet, da Plataforma Moodle e de software interactivo. ABSTRACT: Increasing qualification and skills for using the Information and Communication Technologies (ICT) are essential on building the Information Society and it’s one of education’s main aims. It is in the educational and organizational fields that ICT have been taking an increasingly more influent and essential role, but it is especially in education areas that, due to their potential, in recent years, it has been an increasing focus and efforts on the exploitation of ICT. However, in spite of an effort by the Portuguese Education Ministry to equip schools with technological equipment, that is not enough to make teachers use ICT in the classroom context. There is still a long way to go for before a teaching system based on the use of ICT becomes a reality. In this thesis we analyze a case study, developed in the Mealhada’s Secondary (and 3rb cycle) School (Escola Secundária com 3º Ciclo da Mealhada) held between January and April of the academic year 2008/2009. In this study we sought to develop, explore and adopt methods and strategies in teacher training in different schools subjects: science (Biology and Geology, Mathematics and Physics and Chemistry) on the use of Interactive Boards (IB) in a b-learning regime, where, as trainer, we also took the role of the researcher. Given the purpose of the study, this work development was based on the search for answers to the following questions: What are the training needs of teachers in the use of IB? What strategies to exploit / adopt on teacher training on IB? What are the prospects of the trainees on training for science teachers on an IB b-learning scheme? What is the impact of training in the pedagogical practice of the teachers involved? To find the answers to these questions, this study was planned in four phases: 1st phase - implementation of the 1st questionnaire for trainees to collect information on the knowledge and skills in the use of IB in classroom context and knowledge benchmarking in the use of ICT; 2nd phase - training design; 3rd phase - training implementation and finally, the 4th phase – the implementation of a 2nd questionnaire for trainees for evaluation training purposes. The training took place using the Moodle platform of “Softciências”, having as objectives: (i) underpin the development of new teaching practices for the use of IB (ii) promote the dissemination and sharing of experiences, materials, knowledge, methodologies and good practices, in the integration of IB and ICT (iii) to foster collaboration between disciplinary groups within the educational use of IB and ICT and finally (iv) allow teachers the opportunity to provide students richer and more involving learning situations, by using the IB as a motivation, interest and regulation tool, for both teaching and learning processes. The data for the case study were collected during the 1st, 3rd and 4th stages. To accomplish that, a variety of different techniques were used: (i) questionnaire surveys (one at the beginning and another at the end of training), (ii) observation (direct and mediated by the Moodle platform to support training and (iii) analysis of documents. To process the data we performed both, a statistical analysis of quantifiable data and an internal analysis of qualitative data. With the development of this case study, it was found that the teachers involved developed skills in ICT, specifically in the proper and effective use of IB, the same ones who knew little or nothing on the usage of IB at the beginning of training. In addition, students had greater confidence on the use of IB in the classroom. In general, the training exceeded the expectations they had initially, because most had never attended training in a b-learning scheme. They felt that the training was very positive, enriching, relevant and effective. The establishment of a Discipline in the Moodle platform also contributed to the training smooth’s running and has become an asset for the trainees. This training motivated and provided the necessary basis for the appropriate use of IB in the classroom, making lessons more interesting, participative and motivating students for the learning contents. Besides the benefits that the use of IB brought to the students, it also sparked more creativity in teachers in lessons preparation and in motivating to the use of technologies, specifically the Internet use and in using the Moodle platform and different interactive software.
description: Mestrado em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/1447
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