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 O pensamento crítico nas conceções de género no 1º CEB
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/14442

title: O pensamento crítico nas conceções de género no 1º CEB
authors: Castro, Paula Alexandra da Silva Agra de
advisors: Vieira, Rui Marques
keywords: Didática das ciências
Pensamento crítico
Ensino básico 1º ciclo
Estereótipos (Psicologia social)
Igualdade entre sexos
issue date: 2014
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, numa perspetiva de articulação entre as Unidades Curriculares de Seminário de Investigação Educacional e de Prática Pedagógica Supervisionada e, enquadra-se nas temáticas do Pensamento Crítico (PC) e do Género. Definimos como objetivo central apelar ao PC em crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sobre questões de género, com o propósito de fazer o levantamento das suas conceções nestas questões e ainda verificar a existência ou não de diferenças destas conceções entre alunos pertencentes a famílias nucleares e a famílias monoparentais. Relativamente às questões de investigação, foram formuladas duas: Quais os contributos das atividades desenvolvidas explicitamente promotoras de PC nas questões de género: (i) nas conceções dos alunos?; (ii) nas capacidades de PC dos alunos? Para dar resposta às questões foram desenvolvidas e implementadas atividades que promovessem explicitamente o PC no âmbito das questões de género, em crianças do 1.º CEB. A implementação decorreu numa turma do 4.º ano de escolaridade, com quatro crianças (duas meninas e dois meninos) com 9 e 10 anos de idade. Este estudo enquadra-se num paradigma socio-crítico, onde é utilizada uma abordagem de natureza qualitativa. Recorremos a um planeamento de estudo de caso e a diferentes técnicas e instrumentos de investigação, designadamente, atividade de levantamento de capacidades de PC (inicial e final), registos dos alunos, áudio-gravação das atividades implementadas, entrevista semiestruturada efetuada às crianças e questões orientadoras para discussão/debate em grupo. Os dados recolhidos permitiram caraterizar as representações das crianças, as quais revelaram a presença de alguns estereótipos de género: apresentavam uma perceção em função da divisão tradicionalista dos papéis sociais em função do sexo, que ao longo das sessões se foi esbatendo. Observou-se ainda que houve desenvolvimento de algumas capacidades de PC, tendo as crianças pertencentes a famílias monoparentais apresentado resultados mais satisfatórios nas capacidades em relação às crianças de famílias nucleares. Destes resultados pode-se concluir que as atividades implementadas, de um modo geral, contribuíram para o uso de capacidades de PC e para a desconstrução de algumas conceções relacionadas com o género. Todavia, a dificuldade na compreensão da temática em estudo pode ter influenciado o uso de algumas capacidades de PC. As atividades implementadas representaram um contributo, ainda que modesto, para a promoção das capacidades de PC. Uma implicação para este estudo tem a ver com a necessidade destas temáticas terem de ser mais explicitamente ensinadas desde o 1.º CEB.

This work was developed under the Master in Teaching 1st and 2nd cycle of elementary school in a perspective of articulation between Curricular Units of Seminário de Investigação Educacional and Prática Pedagógica Supervisionada and fits the theme of Critical Thinking (CT) and Gender. We define the main objective appeal to the CT in children 1st cycle of elementary school, on gender issues, in order to gather information of their conceptions on these issues and also verify whether or not differences of these conceptions between these students belonging to nuclear families and single parents. Regarding the research questions, two were formulated: What is the contribution of the developed activities explicitly promoters of CT on gender issues: in student’s conceptions?; in student’s CT skills? For those activities that promote the CT as part of gender issues in children of 1st cycle of elementary school were developed. The implementation resulted in a class of 4th grade, with four children (two girls and two boys) with 9 and 10 years old. It fits in a socio-critical paradigm, where a qualitative nature approach is used. We choose to use the case study design and also different techniques and research tools, namely CT assessment activity (initial and final), student’s records, audio recording of activities, semi-structured interviews made to the students and guiding questions for group discussion. The collected data allowed characterizing the representations of the children with gender stereotypes, which presented one perception according to the traditionalist division of social roles by gender, which throughout the sessions show slightly inversion. We also verify that there was some development of the CT ability, where children belonging to single parents presented more satisfactory results towards children in nuclear families. From the result’s analysis it can be concluded that the implemented activities, in general, contributed to the use of CT skills and the deconstruction of some conceptions related to gender. The difficulty in understanding the subject under study may have influenced the use of some CT capabilities. The implemented activities represented a contribution, however modest, to promote the capabilities of CT. One implication for this study has to do with the need of these issues have to be explicitly taught since 1st cycle of elementary school.
description: Mestrado Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/14442
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