DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Dissertações de mestrado >
 A plataforma de e-portefólios fluids-identity : cenários para a internacionalização
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1443

title: A plataforma de e-portefólios fluids-identity : cenários para a internacionalização
authors: Fernandes, Cátia Maria Ribeiro
advisors: Barbas, Maria da Costa Potes Franco Barrosos Santa-Clara
keywords: Ensino multimédia
Política educativa
Alunos do superior
Portfólio
Formação contínua
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A sociedade do conhecimento, aliada a novas tendências económicas e sociais, acarreta igualmente novos desafios e apresenta vantagens potenciais para o crescimento económico da União Europeia, crescimento esse que se pretende baseado no conhecimento e inovação. A aquisição de conhecimentos e competências ao longo da vida, é essencial para poder aproveitar novas oportunidades advindas da sociedade do conhecimento, conduzindo por sua vez a uma participação activa dos cidadãos. Surge então o conceito de aprendizagem ao longo da vida, que representa um desafio e uma imposição no que concerne à validação de conhecimentos e competências, que por sua vez são catalisadores de crescimento pessoal e econômico. Neste processo de aprendizagem é tida em consideração a individualidade de cada aluno, bem como o contexto social em que ocorrem as suas aprendizagens. Este será capaz de gerir a sua própria construção do conhecimento recorrendo ao uso de novas tecnologias de informação e comunicação e das ferramentas a elas inerentes, como é o caso dos e-portefólios, dando ênfase ao indivíduo e ao seu desenvolvimento integral. Seguindo a directiva europeia «um portefólio electrónico para cada cidadão até 2010» proveniente da Estratégia de Lisboa, surgiram várias medidas que pretendem dar seguimento e implementar este tipo de documentos digitais junto de cada cidadão como documentos que espelhem o seu percurso pessoal de aprendizagem ao longo da vida, numa sociedade do conhecimento. O presente estudo teve como objectivo estudar as políticas europeias e nacionais adoptadas nesse sentido, assim como descrever um estudo de caso que analisa a implementação da plataforma de e-portefólios Fluids-Identity com alunos finalistas do ensino superior a nível nacional, bem como as potencialidades e cenários para a sua internacionalização. Nesse sentido, foi realizada uma investigação qualitativa e em menor escala, quantitativa, com doutorandos da Universidade de Aveiro na área das tecnologias educativas. A recolha de dados foi efectuada através de um questionário disponibilizado na plataforma, tendo-se igualmente recorrido a um pedido de opinião com um perito europeu na área dos e-portfólios e membro de uma organização (Serge Ravet, CeO de Eiffel). Os resultados obtidos revelaram que existe uma abertura dos alunos finalistas para o uso deste tipo de ferramentas para a procura de emprego, verificando-se que a plataforma Fluids-Identity possui potencialidades nesse sentido, necessitando porém de aperfeiçoamento e reformulações até ao modelo final a ser definitivamente adoptado. ABSTRACT: The knowledge society, coupled with new economic and social trends also give rise to new challenges and offers potential advantages for economic growth in the European Union, and is expected that this growth is based on knowledge and innovation. The acquisition of knowledge and skills throughout life is essential to take advantage of new opportunities arising from the knowledge society, leading in turn to the active participation of citizens. Then comes the concept of lifelong learning, which is a challenge and a charge regarding the validation of knowledge and skills, which in turn are catalysts for personal growth and economic development. In this learning process is taken into account the individuality of each student, as well as the social context in which occur their learning. This will be able to manage his own construction of knowledge, through the use of new information technologies and communication tools inherent to them, such as e-portfolios, emphasizing individual and integral development. Following a European directive «an electronic portfolio for every citizen by 2010» from the Lisbon Strategy, there were several measures that aim to follow up and implement this type of digital documents from each citizen as documents that reflect their personal journey of lifelong learning in a knowledge society. This study aimed to explore the European and national policies adopted in this regard and describe a case study that examines the implementation of the platform of e-portfolios Fluids-Identity with final year students of higher education at national level, as well as the potential and scenarios for its internationalization. Accordingly, we conducted a qualitative research and to a lesser extent, quantitatively, with PhD students at the University of Aveiro in the area of educational technologies. Data collection was conducted through a questionnaire available on the platform, and we have also appeal to a request for review with a European expert in the field of e-portfolios and member of an European organization (Serge Ravet, CEO of Eiffel). The results revealed that there is an opening up of final year students to the use of such tools for job search verifying that the platform Fluids-Identity has the potential in this direction, but needing improvement and rearrangements until the final model being definitely adopted.
description: Mestrado em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/1443
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
2010001696.pdf5.38 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2