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 Ferramentas informáticas... e os padrões na matemática do 1º ciclo
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1441

title: Ferramentas informáticas... e os padrões na matemática do 1º ciclo
authors: Soares, José Manuel da Cruz
advisors: Pereira, Isabel Maria Cabrita dos Reis Pires
keywords: Ensino multimédia
Ensino da matemática
Padrões
Técnicas pedagógicas
Tecnologia da informação
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A Matemática é reconhecida por diversos autores como a Ciência dos Padrões. Como tal, o estudo dos padrões, desde o início da escolaridade, contribui para o desenvolvimento de diversas competências matemáticas e, de um modo geral, para a compreensão do mundo que nos rodeia. Paralelamente, a utilização de ferramentas informáticas em contexto de sala de aula surge como resposta aos desafios impostos por uma sociedade em permanente evolução tecnológica. Trata-se de uma evolução que exige o desenvolvimento de novas competências e destrezas que permitem acompanhar activamente o avanço desta sociedade cada vez mais tecnológica e comunicante. Uma exigência que desafia a escola a actualizar-se técnica e pedagogicamente de forma a cumprir os seus objectivos enquanto instituição socializadora e formadora de cidadãos activos e capazes de interagir neste mundo verdadeiramente tecnológico. Para além desta exigência, não podem ser descuradas as potencialidades didácticas de programas, softwares, applets, CD-ROM, as quais estimulam o desenvolvimento de conceitos de uma forma activa e significativa. É neste contexto que surge a presente dissertação de Mestrado, resultado de um estudo de caso múltiplo, o qual pretende avaliar o impacto da exploração de ferramentas informáticas, por alunos do 1º Ciclo, no desenvolvimento de competências tecnológicas e matemáticas, relacionadas com a identificação, reprodução, continuação, completamento e criação de padrões de diferente complexidade. A investigação desenvolveu-se num contexto de investigação-acção. O estudo de caso foi desenvolvido com um grupo de 4 crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 7 anos. As principais técnicas de recolha de dados foram a análise documental, a observação directa em contexto de sala de aula e a inquirição. Os dados recolhidos foram alvo de análise de conteúdo, essencialmente qualitativa, orientada por categorias de análise definidas à luz dos objectivos que se perseguiam. Foram apresentados de modo descritivo e interpretativo, tendo-se recorrido a fotografias e transcrições de excertos de vídeo, do Diário de Bordo e das produções dos alunos. Através da análise dos dados, conclui-se que a utilização das referidas ferramentas contribuiu para o desenvolvimento de competências tecnológicas e para melhor apropriação do sentido de padrão, sendo que este se associou a uma melhor compreensão de sentido de número. ABSTRACT: Mathematic is known as the science of patterns by many authors. The study of patterns, since the beginning of school, contributes for the development of several math competences and in a general manner, for a better environment understanding of what surround us. In the same way, the use of informatics tools in a classroom is an answer for the challenges that are imposed by a dynamic technological society. This evolution brings the development of new abilities wich allow the society progress, that's more and more communicative and technological. A demand that permit school to actualize itself technologically and pedagogically, with the purpose of achieving their objectives as a socialized institution and an active and able citizen former, capable of interacting with this new reality. Besides this, we can't forget didactical potentialities programs, software, applets, CD-ROMs' that simulate concept expansion in an active and significant way. It's in that context that the study appears, resulting of a multiple case study, which wants to evaluate the informatics tools exploration impact by students (elementary grade level), in their math abilities through identification, reproduction, continuation and creation of different patterns. The investigation method was a multiple case study, developed in a context of action research. The mains investigation techniques adopted were documental analyses, direct observation of a classroom context and interviews. The study was developed with a group of children aged between six and seven years old. The data, involving student's productions, logbooks, potos and videos transcriptions, were qualitatively analyzed, from an interpretative and descriptive way. Through the data analyses, it concludes that the use of the tools above described allowed the development of technological and mathematical skills, namely the sense of pattern and number.
description: Mestrado em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/1441
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UA - Dissertações de mestrado

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