DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Dissertações de mestrado >
 O papel do professor na interface educação - tecnologia : o contributo do MMED
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1438

title: O papel do professor na interface educação - tecnologia : o contributo do MMED
authors: Santos, Márcio Rafael Rodrigues dos
advisors: Pedro, Luís Francisco Mendes Gabriel
keywords: Ensino multimédia
Formação de professores
Inovação educativa
E-learning
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Perante a revolução tecnológica a que temos assistido nos últimos anos, a educação viu-se na obrigação de, repentinamente, refazer o seu olhar sobre as metodologias utilizadas no processo de ensino e aprendizagem. O livro, que até aqui surgia como a base principal de informação, depara-se hoje com um rival à sua altura – a internet – que consegue reunir, na grande maioria das ocasiões, mais diversidade de informação, tornando-se um meio muito mais dinâmico e apelativo, potenciador de inúmeras estratégias e oportunidades para qualquer criança ou mesmo para um adulto. Neste contexto, o professor, enquanto elemento activo na definição das estratégias pedagógicas, vê-se coagido a integrar, na sua acção, estratégias que se coadunem com esta nova realidade, contrariando a escassa aposta até aqui verificada, em Portugal, no que diz respeito à integração pedagógica da tecnologia na formação inicial dos docentes. Ao docente cabe, assim, o papel proactivo de instruir-se, de capacitar-se e de adquirir competências inerentes a este contexto. Com vista à formação de professores ao nível de tais competências, a Universidade de Aveiro abriu, desde 2002, um mestrado em Multimédia em Educação. Trata-se de um curso composto por dois anos de formação, sendo que o primeiro inclui várias unidades curriculares, seguido de um segundo, dedicado em pleno à dissertação. O trabalho que aqui apresentamos pretende analisar, de uma perspectiva diacrónica, algumas questões que contextualizam o funcionamento das disciplinas de Tecnologias da Comunicação em Educação e de Multimédia e Arquitecturas Cognitivas quer do ponto de vista do docente, como do ponto de vista do formando. Relativamente ao docente e à sua unidade curricular, focar-nos-emos nas dimensões da avaliação, das estratégias, da estrutura curricular, da evolução da disciplina, das ferramentas fomentadas, do público-alvo e do sentido de comunidade. No que concerne aos alunos, centrar-nos-emos na sua percepção acerca da implementação de todas essas dimensões, de modo a concluir se as acharam suficientes e congruentes com os objectivos previamente definidos. Analisaremos ainda o impacte da formação adquirida no MMED na vida profissional dos formandos. Com vista à consecução de tais objectivos, foram recolhidos e analisados dados provenientes de entrevistas semi-estruturadas aos docentes em causa, bem como de questionários respondidos por alunos, tendo estes sido seleccionados de três edições distintas. Os resultados finais revelam que os alunos viram as estratégias e metodologias definidas como mais-valias face aos objectivos propostos. Após o MMED a prática profissional diária dos docentes passou a envolver muitas dessas opções inovadoras. ABSTRACT: Given the technological revolution we have witnessed in recent years, education has the role to suddenly remake its perspective on the methodologies used in the teaching and learning process. The book, which until now appeared as the main basis of information is nowadays faced with a rival - the Internet - which can, in most instances, gather more diversity of information, making it much more dynamic and appealing as well it works as an enhancer of many strategies and opportunities for any child or even an adult. In this context, the teacher, as an active element in the definition of teaching strategies, is compelled to incorporate into its action and strategies this new reality, contrary to the insufficient use of information technologies in education in Portugal, mainly in what concerns the integration of educational technology in initial teacher training. This way, teachers will have to play a proactive role in its instruction, in order to empower themselves and to acquire the necessary skills in this new context. Aiming at training teachers with such technological skills, the University of Aveiro created since 2002, a master's degree in Multimedia in Education. This is a course comprising two years of training, the first of which includes several units, followed by a second, fully dedicated to the dissertation thesis. The work presented here AIMS at analyzing, from the TEACHERS AND LEARNERS‟ point of view and in a diachronic perspective some issues that contextualize the way the disciplines of communication technologies in education and Multimedia and Cognitive architectures were designed. In what concerns the teacher and its course, we will focus in the dimensions of the assessment, strategies, curriculum structure and the evolution of the subject, used tools, the goals, the audience and the sense of community. Regarding the students, we will focus in their perception of the implementation of all these dimensions in order to conclude if they found them enough to meet the objectives set previously, since the initial motivation for this study was to understand the impact of the skills acquired during the course in the learners‟ professional careers. We will also focus on the impact of the training acquired during the attendance of this Master degree in students‟ professional activity. In order to meet these objectives we collected and analyzed data taken from semi-structured interviews to teachers as well as questionnaires applied to students that attended three different editions of the master‟s degree. The final results demonstrate that students recognize the value of the strategies and methodologies designed for this master‟s degree as an important factor to achieve the initial objectives and purposes. After attending this master‟s degree students started to mobilize the knowledge they acquired using many of the innovative tools and strategies learnt.
description: Mestrado em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/1438
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
DE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
2010001672.pdf2.14 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2