DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Dissertações de mestrado >
 Atividades práticas promotoras do pensamento crítico
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/14354

title: Atividades práticas promotoras do pensamento crítico
authors: Lemos, Nadine Vanessa Fernandes
advisors: Vieira, Celina Tenreiro
keywords: Ciências da educação
Educação em ciências
Práticas educativas
Actividades de aprendizagem
Pensamento critico
Ensino das ciências
Metodologia de ensino
issue date: 2014
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O presente estudo teve como finalidade o desenvolvimento (conceção, produção, implementação e avaliação) de atividades práticas promotoras do pensamento crítico. Com as questões de investigação pretendeu-se averiguar qual o contributo das atividades práticas desenvolvidas para a mobilização de (i) capacidades de pensamento crítico e (ii) conhecimentos científicos dos alunos. Optou-se por uma metodologia orientada para a prática, com base num plano de investigação-ação. O estudo foi realizado em contexto de sala de aula com uma turma do 6.º ano de escolaridade, constituída por dezanove alunos, nove do género feminino e dez do género masculino. Quanto à recolha de dados utilizou-se como instrumento de análise, as produções escritas dos alunos – guiões dos alunos. Na análise dos dados recolhidos privilegiou-se a análise de conteúdo. De acordo com os resultados obtidos, as atividades práticas desenvolvidas afiguram-se como um contributo para a mobilização de conhecimentos científicos e para a promoção de capacidades de pensamento crítico dos alunos.

This study was orientated for the development (design, production, implementation and evaluation) of practical activities that promote critical thinking. With research questions were intended to determine what contribution the practical activities for the mobilization of (i) the critical thinking skills in students and (ii) scientific knowledge. The methodology was oriented for practice, based on a research action plan. The study was conducted in a classroom context, with a group of a nineteen students in the sixth grade. The analytical tool for collecting data was the written productions of the students. The data collected were analyzed by their content. According to the results, the practical activities contributed for the mobilization of scientific knowledge and the promotion of critical thinking in students.
description: Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/14354
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
Atividades práticas promotoras do pensamento crítico.pdf1.94 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2