Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14352
Title: Conceção de sistema de controlo multifunção para um túnel de vento
Author: Ferrinho, João Pedro Gaio
Advisor: Santos, José Paulo Oliveira
Borrego, Carlos
Keywords: Engenharia de automação industrial
Túneis de vento - Controlo remoto
Sistemas de controlo automático
Autómatos
Microcontroladores
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A presente dissertação descreve o desenvolvimento de um sistema capaz de controlar o posicionador interno, o posicionador externo e o variador de frequência do túnel de vento do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro. Este sistema tem como principal caraterística a capacidade de auxiliar o utilizador do presente túnel de vento na sua utilização, auxiliando o mesmo nos processos de medição e posicionamento de sondas, bem como o controlo das velocidades dos escoamentos. O trabalho desenvolvido envolve a reativação do posicionador interno do túnel, o dimensionamento e a implementação de um eixo superior, o controlo do variador de frequência bem como a substituição do manómetro por um sensor elétrico de pressão. O sistema tem por base um autómato que recebe ordens via Ethernet de uma aplicação instalada num computador. A partir da aplicação gráfica é possível controlar todo o sistema, desde os posicionadores ao variador de frequência, bem como registar resultados obtidos pelo sistema. Esta permite também importar, através de ficheiro CSV, uma lista de posições a usar no sistema. Isto de modo a permitir ao utilizador planear antecipadamente as experiências a realizar por intermédio da definição prévia dos pontos desejados para o registo das grandezas a medir. Foi também adicionada a opção de controlar o posicionador interno manualmente através de um joystick com o intuito de auxiliar o utilizador na manipulação do sistema. Antes do dimensionamento dos sistemas acima referidos, é fundamental possuir bons conhecimentos do funcionamento dos equipamentos de medição, pelo que a dissertação inclui também um estudo abrangente das tecnologias usadas no túnel de vento, com a verificação dos requisitos para sua integração com os novos sistemas. Com vista a averiguar a eficácia do dimensionamento dos sistemas após sua implementação, alguns testes são realizados antes de, nas conclusões, serem apresentadas futuras melhorias ao túnel de vento.
The following thesis describes the conception of a system that is able to control the internal axis, the external axis and a variable-frequency drive from Department of the Environment and Planning’s main wind tunnel at Aveiro University. The system’s main characteristic is the ability to assist the wind tunnel user in positioning the measurement probes and controlling the flow speed. The work starts by reactivating the internal positioning axis of the wind tunnel, followed by the scaling and the implementation of the external axis and the control of the power inverter, but also the replacement of the manometer for an electrical pressure sensor. The system is based on automaton and receives its information from a graphical application, installed in a computer, via Ethernet. The application is able to control the full system, from the axis’ to the power inverter, but also to record all the results that the system is able to collect. It allows the user to import the positions that will be used in the experiment from a CSV file, thus allowing the user to plan ahead. A joystick was also added to the system as a means to enable the user to manually place the probe more accurately in the wind tunnel. Before embarking on the tasks described above, it is important to have a good knowledge of the measuring systems employed. Therefore, there is a requirement to review and acquire information about some of the probes used in the wind tunnel to measure the flow. To this effect, this thesis includes a brief study regarding the technologies used and the requirements and rationale of each to be integrated in the work. In order to evaluate if the work is well done, some tests are performed on the system in the end. Finally suggestions for future developments are reserved for the conclusion.
Description: Mestrado em Engenharia de Automação Industrial
URI: http://hdl.handle.net/10773/14352
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEM - Dissertações de mestrado

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