Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14286
Title: Os sentidos do lugar: valorização da identidade do território pelo design
Author: Albino, Cláudia Regina de Silva G. de Melo
Advisor: Roda, Rui Miguel Ferreira
Providência, Francisco
Keywords: Design
Artesanato - Design
Identidade cultural - Portugal
Identidade regional
Desenvolvimento local
Turismo cultural
Novos produtos
Defense Date: 23-Mar-2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho inscreve-se no domínio do Design, seleccionou Portugal como território de estudo e tem como objectivo contribuir para a construção de um modelo de colaboração entre o Design e o Artesanato, conducente à valorização das identidades dos lugares. No percurso da investigação pretendeu-se compreender de que forma o Design, enquanto meta disciplina com apetência transdisciplinar, se pode constituir como instrumento útil para a criação e promoção de novas práticas, que sejam capazes de conferir visibilidade aos valores distintivos do território, tornando-o presente, recorrendo ao artesanato, enquanto factor de identidade, como chave de leitura. Com esta ambição foi elaborado um corpo teórico, incorporando um conhecimento transdisciplinar de suporte ao estudo do Design com vista à valorização do território. Problematizaram-se os conceitos de território, design e artesanato, o que nos conduziu aos conceitos de território urbano-rural, design relacional e de técnicas artesanais e investigaram-se exemplos de parceria entre o Design e as Técnicas Artesanais, que ocorreram, durante os últimos 25 anos em Portugal, e que se singularizam pelo contributo que oferecem ao desenvolvimento dos lugares do ponto de vista cultural e económico. A realização da coordenação científica do projecto Editoria: Design, Artesanato e Indústria, permitiu ensaiar pela praxis um novo diálogo, entre a reflexão teórica e as políticas de requalificação do território que lhe são inerentes, afirmadas formalmente no programa de Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura. A participação neste projecto possibilitou experienciar e aferir algumas das linhas estratégicas que se tinham vindo a definir para o modelo acima referido. Como resultado da investigação foi elaborado um modelo flexível de abordagem à ressignificação do território pelo Design, promovendo a visibilidade das Técnicas Artesanais pela sua transcriação e, consequentemente, a diversidade cultural subjacente à identidade dos lugares, amplificando os seus sentidos. Explorou-se a vocação de mediador cultural a que historicamente o Design aspira, e a de agente participante no redesenho semântico da cultura local, enquanto disciplina que procura inovar integrando asTécnicas Artesanais. Concluiu-se que a partir da realidade do lugar, a combinação dos saberes do Design com as Técnicas Artesanais é capaz de criar a diversidade de sentidos e significados, isto é a experiências do sentir, em cada lugar, transportando-os para o mundo global, contribuindo para a universalidade sem totalidade.
This work fits into the field of Design choosing Portugal as its research area, and its goal is to contribute for the construction of a model of partnership between Design and Handcraft Techniques, that may lead to an increase in the value of local identities. Throughout this research work we tried to understand the way how Design – as a meta discipline with transdisciplinary skills – may become a useful instrument in the creation and promotion of new practices with the ability to give visibility to the distinctive values of the territory, making it present and resorting to Handcraft Techniques as an identity factor and a reading key. This ambition led us to build a theoretical body of transdisciplinary knowledge to support Design studies aimed at adding value to the territory. Our discussion of the concepts of territory, design and handcrafts led us to the concepts of urban-rural territories, relational design and handcraft techniques, and to study examples of partnerships between Design and Handcraft Techniques that have been tested in Portugal over the last 25 years, and stand out for their contribution to the cultural and/or economic development of different places. Working on the scientific coordination of the Editoria: Design, Artesanato e Indústria project allowed us to test - through praxis - a dialogue between a theoretical reflection and the territorial regeneration policies associated with it, which were formally part of the Guimarães 2012 European Capital of Culture’s programme. Taking part in this project allowed us to experience and assess some of the strategic guidelines that had been defined for the collaborative model between Design and Handcraft, which leads to an increase in the value of local identities. As a result of this research work we devised a flexible model of approach to the creation of new territorial meanings through Design, by promoting the visibility of Handcraft Techniques through their transcreation and, consequently, the biodiversity inherent to the identity of places, amplifying their senses. We explored Design’s vocation to act as a cultural mediator – its historical aspiration – and also to act as an agent for the semantic redesign of local culture, being a discipline that seeks innovation through the integration of Handcraft Techniques. Thues, we concluded that by using the place’s reality as a starting point, the combination between Design and Handcraft Techniques is able to create a diversity of senses and meanings, that is, of sensory experiences, which transport each place to the global world, contributing for a sense of universality without totality.
Description: Doutoramento em Design
URI: http://hdl.handle.net/10773/14286
Appears in Collections:DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdftese119.77 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.