DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Comunicação e Arte > DECA - Teses de doutoramento >
 Novos serviços móveis em contexto de ensino superior
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/14239

title: Novos serviços móveis em contexto de ensino superior
authors: Ferreira, Vítor Manuel
advisors: Ramos, Fernando
keywords: Multimédia em Educação
Comunicações móveis - Aplicações
Serviços web
Internet móvel
issue date: 2015
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Nesta tese apresenta-se uma proposta de um novo serviço baseado em localização, do tipo micro-difusão, na forma de uma aplicação móvel para as plataformas iOS da Apple designado “I’m on campus and . . . ”, que tem por objetivo catalisar os processos de ensino/aprendizagem formais e informais entre os diversos agentes de um campus universitário através da promoção da inter-relação e da interação presencial. A tese está organizada tendo por base as diferentes fases do trabalho realizado, que incluíram uma fase exploratória, o desenvolvimento e consolidação do conceito do serviço, a implementação através da construção de um protótipo e validação em termos de Usabilidade, de eXperiência de Utilização (UX – User eXperience) e de efetiva Utilidade prática, através de testes realizados quer em laboratório quer no terreno com utilizadores reais (Field-Trials). O paradigma de investigação seguido neste estudo foi o “developmental research”. Numa primeira fase, de carácter exploratório, procurou-se identificar a problemática de investigação focada em potenciais serviços móveis, tendo por base a seguinte pergunta de partida: “Que novos tipos de serviços fazem sentido em contexto de campus universitário num cenário de maior difusão e penetração das tecnologias móveis? Esta fase exploratória permitiu focar a problemática de investigação nos serviços baseados em localização, referenciados na literatura como serviços LBS - “Location Based-Services”. Um novo serviço foi então conceptualizado e prototipado - numa segunda fase - para ser usado num contexto de campus académico com o principal objetivo de fomentar o contacto face-a-face entre os seus principais atores, na forma de uma app iOS - “I’m on campus and . . . ” - que genericamente foi caraterizada como sendo um “Serviço móvel de micro-difusão baseado em geo-localização para iOS”. Por fim, numa terceira e última fase, procurou-se validar o protótipo em termos de Usabilidade, efetiva Utilidade prática e Experiência de Utilização (UX - User eXperience) operacionalizada em duas etapas distintas. Numa primeira etapa, testes de Usabilidade foram realizados em ambiente controlado. Numa segunda etapa, foram realizados Testes de Funcionalidades no Terreno - “Field-Trials” - relacionados com os aspetos de Utilidade (Usefulness), Experiência de Utilização (UX - User eXperience), Controlo e Privacidade. Por conseguinte, e dentro dos limites da informação recolhida confinada a um único campus e da análise qualitativa realizada, as principais conclusões desta tese indicam que os novos serviços móveis de micro-difusão baseados em localização têm bom potencial de promoção dos contactos face-a-face entre os diversos atores de um campus, sendo capazes de contribuir eficazmente para a melhoria do ambiente comunicacional de suporte a atividades de ensino e aprendizagem.

This doctoral study research attempts to consider the role of a new mobile micro-broadcast (or near-me) Location-Based Service prototype (named “I’m on campus and . . . ”) to promote face-to-face communication among users located within a given geographical area such as a University campus. As the communication services provided are context- and time-dependent, this new Location-Based Service attempts to increase social and informal user experience and, probably, add some added value to formal learning. This study presents some Usability and User eXperience (UX) preliminary results of the prototype applied to specific campus activities in the field (on a real higher education campus), and it also shows some evidence of the usefulness of this new mobile micro-broadcast Location-Based Service applied to a real campus in promoting face-to-face communication. The research paradigm followed was the ’development research’. Based on the first research question – “Which new kinds of services make sense in a university campus context given a scenario of a wider diffusion and use of mobile technologies?” – a first exploratory stage was carried out to try to identify research issues focused on potential mobile services. This exploratory phase has allowed to define the main research area of activity to a new kind of mobile services commonly called in the literature Location-Based Services - LBS. In a second stage, a new mobile Location-Based Service to promote face-toface communication among users located within a given geographical area such as a University campus was conceptualized and prototyped for all iOS platforms (named “I’m on campus and . . . ”) and characterized as an iOS based Micro-broadcast Location-Based Service. Finally, in a third and last phase, the prototype evaluation (“I’m on campus and . . . ”) was carried out in two different stages. In the first stage, Usability and User eXperience tests were carried out in a controlled environment with the main goal of revealing the most relevant usability problems and bringing to light some preliminary evidence of User eXperience. The second stage of the prototype evaluation was accomplished through User eXperience field trials. The methodology approach was a qualitative study. Consequently, within the limits of collected data confined to a single campus and the qualitative analysis undertaken, the main findings of this thesis indicate that the new mobile micro-broadcast Location-Based Service conceptualized and prototyped for all iOS mobile platforms is effectively: a) useful for promoting face-to-face communication among users located within a given geographical area such as a University campus; and b) capable of increasing social, informal-learning and adding some added-value to formal-learning, since study groups formation, doubts clarification (either with peers or teachers) and other scenarios related to the possibility of accessing people with expertise in certain areas of knowledge were considered the most relevant academic activities.
description: Doutoramento em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/14239
appears in collectionsDECA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

files in this item

file description sizeformat
Novos serviços móveis em contexto de Ensino Superior.pdf61.17 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2