Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14188
Title: O tratamento do espaço e do tempo em narrativas de tradição oral na escola primária completa de Machoca (Cabo Delgado - Moçambique)
Author: Zacarias, Mónica Jaime do Rosário
Advisor: Ferreira, António Manuel
Keywords: Línguas, literaturas e culturas
Ensino básico - Moçambique
Tradição oral - Moçambique
Conceitos
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Na prática escolar, há problemas na análise de textos literários. Os alunos da 7ª classe da Escola Primária Completa de Machoca, no Distrito de Namuno, Província de Cabo Delgado, não identificam facilmente as marcas de localização temporal e espacial em contos. Os resultados da pesquisa permitem notar que, apesar de os alunos serem capazes de identificar as marcas espácio-temporais em narrativas de tradição oral, ainda denotam algumas dificuldades, na medida em que os que dominam totalmente correspondem a uma percentagem bastante irrisória. Diante desta realidade, julga-se ser importante a multiplicação de estratégias didácticas que levem a que as crianças tenham um processo de ensino-aprendizagem significativo, ou seja, que façam com que elas participem na construção do seu saber, ainda que seja a passo de camaleão. Devido à fraca formação psicopedagógica de alguns Professores, não há uma administração correcta dos conteúdos emanados centralmente, ou seja, programados pelo Ministério da Educação. Esta fraca formação pode traduzir-se na falta de exercício de aplicação sobre a leitura e interpretação de textos narrativos para o treino dos alunos, principalmente para os que têm o português como língua segunda. Aos factores que dificultam a administração correcta dos conteúdos, agregam-se as seguintes situações: falta de dedicação do professor durante a transmissão dos conteúdos aos seus alunos; elevado número de alunos nas turmas; tipo de transição de classe do antigo currículo; transição semi-automática de classe no novo currículo do Ensino Básico. O trabalho propõe modelos específicos para a exploração do espaço e do tempo, os quais podem levar os alunos a melhorarem o seu desempenho.
In school practice, there are problems in the analysis of literary texts. Students of 7th class of Complete Primary School Machoca in Namuno District in Cabo Delgado Province, not easily identify brands temporal and spatial location in tales. The results of the study allow to note that while the students are able to identify the spatio-temporal marks on oral tradition narratives also denote some difficulties, in that the totally dominating correspond to a very negligible percentage. Given this reality, it is considered the multiplication of educational strategies that take the children to have a process of meaningful teaching and learning, ie, that causes them to participate in the construction of their knowledge, even if it is a step to be important chameleon. Due to weak psychoeducational training of some teachers, there is not a proper administration of centrally originating content, ie, programmed by the Ministry of Education. This poor training can result in the lack of implementation exercise on the reading and interpretation of narrative texts for the training of students, especially for those who have Portuguese as their second language. The factors that hamper the proper administration of the contents, add the following situations: lack of dedication of the teacher during the transmission of content to their students; high number of students in classes; type of transition from the old class curriculum; semi-automatic transition of class in the new curriculum for Basic Education. The paper proposes specific models for the exploration of space and time, which may lead students to improve their performance.
Description: Mestrado em Línguas, Literaturas e Culturas
URI: http://hdl.handle.net/10773/14188
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

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