Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14146
Title: 100 anos de design no cartaz de cinema português : 1912– 2012
Author: Ramos, Igor
Advisor: Barbosa, Helena
Keywords: Design
História do design
Artes gráficas
Cartazes de cinema - Portugal
Defense Date: 12-Jan-2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A presente investigação possui como objeto de estudo o cartaz de cinema português, e materializa-se num projeto de carácter teórico-prático que sistematiza todo o processo e conhecimento decorrentes da mesma. Uma análise documental referente à história do cinema português e à história do design gráfico, e do cartaz em específico, revela que ambas se mostram, até ao momento, incapazes de providenciar uma narrativa global acerca das mudanças que transfiguraram o cartaz de cinema português ao longo das décadas. Ensaiou-se, portanto, um projeto de investigação com o objetivo de dar resposta a esta carência, utilizando o design como lente através da qual se observa este artefacto, desde a fundação da produtora Invicta Film (na cidade do Porto, em 1912) até ao lançamento do internacionalmente aclamado Tabu, realizado por Miguel Gomes, em 2012. Os testemunhos de um grupo de quatro designers, que assinaram cartazes de cinema ao longo das últimas quatro décadas, possibilitou uma compreensão no que diz respeito ao processo de conceção deste artefacto, através da articulação das vertentes autoria/programa/tecnologia, da tríade de Francisco Providência, que se constituiu como ferramenta de análise conceptual destes artefactos. Recorrendo a um conjunto de fontes, selecionaram-se 130 cartazes que, ao serem apresentados em articulação com os contextos do design e do cinema, procuram viabilizar uma compreensão holística sobre estas áreas e os próprios cartazes. Estes conteúdos encontram-se disseminados na componente prática do projeto de investigação, dividida entre o presente documento e o projeto editorial que o acompanha, possibilitando a identificação de uma pluralidade de discursos estéticos, fruto de diversas influências nacionais e internacionais que se procuraram rastrear e apresentar, fornecendo um insight relativamente ao processo criativo dos designers e à realidade atual do cartaz de cinema no nosso país. O projeto editorial procurou fazer uso do conceito de visualidade e aplicá-lo aos cartazes de cinema, indiciando um caminho que futuramente outras publicações poderão vir a explorar, em alternativa às que se encontram no mercado, desenhadas de acordo com uma lógica de “catálogo” de cartazes, não promovendo uma interação do leitor para com os mesmos para além da simples observação.
This research has the Portuguese film poster as the subject of its study, and consists of a theoretic and pratical project that documents the entire proccess and knowledge that were gathered. A documentary analysis about the history of the Portuguese film history and the history of graphic design in Portugal reveals that both are, at the present time, unable to provide a global narrative about the changes that transfigured the Portuguese film poster throughtout the decades. Therefore, a reserch project was developed in order to provide an answer to this need, using design as the lens through which we look at this artifact, from the foundation of the production company Invicta Film (in the city of Oporto, in 1912) to the release of the internationally acclaimed Portuguese film Tabu, directed by Miguel Gomes, in 2012. The testomonies of a group of four designers, that created film posters over the last four decadas, provided an understanding about the process of designing this artifact, through the articulation of the variables authorship, programme and technology, that create Francisco Providencia's design triad, here used as a conceptual analysis tool for this group of posters. Using a group of sources 130 posters were selected and presented in articulation with the contexts of Portuguese cinema and graphic design, in an attempt to enable a holistic understanding about both areas and the posters themselves. These contents are spread across the practical component of the project, divided between the present document and an editorial project (magazine). Combined they allow the identification of a multitude of aesthetic discourses, which are the result of several national and international influences, that we tried to track and showcase, while also providing an insight about the current state of film posters in Portugal. The editorial project sought to use the concept of visuality and apply it to film posters, indicating a path that, in the future, other publications could explore, in an alternative to those that we can find nowadays, designed according to a "catalog" layout that does not promote an interaction between the reader and the posters beyond the simple observation of them.
Description: Mestrado em Design
URI: http://hdl.handle.net/10773/14146
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf33.31 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.