Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14068
Title: Letramento: múltiplos desafios para a formação cidadã
Author: Oliveira, Célia Zeri de
Advisor: Howcroft, Susan Jean
Keywords: Linguística
Funcionalismo (Linguística)
Aprendizagem
Língua materna
Língua estrangeira
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo sob a abordagem da pesquisa-ação, com o intuito de compreender as causas dos insucessos de letramento em escolas públicas estaduais brasileiras, no município de Belém-PA. Os fundamentos teóricos que deram suporte para o desenvolvimento dos estudos investigativos foram os conceitos de língua/linguagem, sob escopo da linguística sistêmica funcional, as abordagens de como as línguas são aprendidas (LM) e (LE), os conceitos acerca de letramento e de gêneros textuais/discursivos e abordagens de ensino de leitura e escrita. Para desempenhar o papel ativo no equacionamento dos resultados a pesquisa-ação serviu de estratégia metodológica tendo o método dialético como princípio para a compreensão do contexto. Após a realização das práticas pertinentes à pesquisa, os dados linguísticos foram coletados e interpretados por meio da transformação dos textos em discursos. Por meio da busca pelo sentido comunicativo e social estabeleceu-se a relação entre os enunciados e os dados da situação de interação, interpretando-se os implícitos, os pressupostos e os subentendidos. Os resultados inscrevem os vários fatores que têm influenciado negativamente os índices de letramento dos aprendentes, tais como as condições socioeconômicas, a baixa escolarização das famílias progenitoras, o pouco tempo que os alunos dedicam às atividades de aprendizagem, a autoestima pouco elevada e, consequentemente a pouca motivação para aprender, o não reconhecimento das línguas como um meio efetivo de interação entre sujeitos de culturas partilhadas ou distintas e a constante exposição à violência no contexto comunitário.
This research is a qualitative study using action research, with the aim of understanding the causes for the failures of literacy in Brazilian state schools in the city of Belém –PA. The theoretical frameworks that provided support for the development of the research were the concepts of language from the perspective of systemic functional linguistics, how (L1) and (L2) languages are learned, the concepts of literacy and textual/discursive genre, and approaches to teaching reading and writing. Action research was used with the dialectical method as a principle for understanding the context and taking an active role in the discussion of results. After carrying out the research, the linguistic data were collected and interpreted through transformation of the texts into discourses, examining their communicative and social sense, establishing the relationship between the statements and the interaction data in context, interpreting the implicit, the presuppositions and underlying meanings. The results include the diverse factors that have negatively influenced the learners’ literacy, such as their socioeconomic situation, the low education level of their progenitors, the small amount of time that students devote to learning , low self-esteem and consequently poor motivation to learn, the non-recognition of language as an effective means of interaction between people from shared or different cultures, and the constant exposure to violence in the community.
Description: Doutoramento em Linguística
URI: http://hdl.handle.net/10773/14068
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DLC - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LETRAMENTO MÚLTIPLOS DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ.pdf12.28 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.