DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Dissertações de mestrado >
 A utilização do quadro interactivo multimédia em contexto de ensino e aprendizagem : impacte do projecto "O quadro interactivo multimédia na RAM"
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1399

title: A utilização do quadro interactivo multimédia em contexto de ensino e aprendizagem : impacte do projecto "O quadro interactivo multimédia na RAM"
authors: Spínola, Teresa Maria Gomes
advisors: Moreira, António
keywords: Multimédia
Tecnologia da informação
Aprendizagem interactiva
issue date: 2009
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Com a introdução dos quadros interactivos nas escolas, o acto de ensinar e aprender torna-se um processo muito mais flexível e interactivo. Este suporte tecnológico tem a vantagem de impulsionar a elaboração de aulas inovadoras e dinâmicas que podem enriquecer o processo de ensino e aprendizagem. O recurso a essa tecnologia proporciona maior interactividade, desperta a concentração e promove um maior envolvimento dos alunos. A presente investigação foi desenvolvida de modo a verificar os efeitos da inserção dessa nova tecnologia em sala de aula, no âmbito do projecto-piloto “Quadros Interactivos Multimédia na RAM” em cinco escolas da Região Autónoma da Madeira. Procedemos a um estudo de cariz quantitativo que envolveu 16 educadores e professores, de diferentes níveis de escolaridade e disciplinares e um conjunto de 250 alunos de diferentes níveis de ensino. Relativamente aos instrumentos de recolha de dados foram realizados dois inquéritos aos alunos e um inquérito aos professores. Os resultados deste estudo revelam ligeiras discrepâncias entre os dois grupos de alunos no que se refere à aquisição de competências em TIC com a introdução do QI nas aulas mas permitiu concluir que o QI alterou significativamente as práticas pedagógicas dos docentes e motivou os alunos para a aprendizagem. Finalmente, são apresentadas algumas sugestões e recomendações para projectos futuros. ABSTRACT: The classroom use of the interactive whiteboard enhances the art of teaching and learning and turns that process into a much more flexible and interactive procedure. The IWB is a technology that has the advantage of boosting the development of innovative and dynamic lessons which can enrich the course of teaching and learning. The use of this technology provides greater interactivity, awakens the concentration and promotes a better engagement of students with the lesson. This study was developed to verify the effects of the application of the IWB in the classroom, carried out under the pilot project "Quadros Interactivos Multimedia in RAM" in five schools of the Autonomous Region of Madeira. We conducted a quantitative study involving 16 teachers of different levels of education and subject areas and a set of 250 students of different levels of education. We applied two questionnaires to the students and another to the teachers, allowing us to collect important data. The results showed slight differences between the two groups of students regarding the acquisition of ICT skills with the introduction of ICT in class, but we found that the IWB significantly changed the teaching practices and motivated students to learn. Finally, we put forward some suggestions and recommendations for future projects.
description: Mestrado em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/1399
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
DE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
2010000106.pdf2.19 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2