DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Dissertações de mestrado >
 Utilização de podcasts no ensino de inglês língua estrangeira : estudo exploratório em contexto não-formal e não-presencial
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1398

title: Utilização de podcasts no ensino de inglês língua estrangeira : estudo exploratório em contexto não-formal e não-presencial
authors: Vasconcelos, Sandra Vieira
advisors: Moreira, António Augusto de Freitas Gonçalves
keywords: Tecnologia educativa
Ensino multimédia
Ensino de línguas
Língua inglesa
Ensino de uma segunda língua
issue date: 2009
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Assumindo que as aprendizagens informais que realizamos e gerimos no quotidiano constituem a nossa principal forma de aceder e assimilar conteúdos, é premente procurar rentabilizar essas experiências concretizando o seu potencial de forma efectiva e concreta. No contexto actual, essa concretização passa pela utilização de ferramentas tecnológicas que facilitem não só o acesso à informação, mas também a sua partilha, disseminação e assimilação. Nessas ferramentas incluem-se os podcasts que, ao conjugar a portabilidade, flexibilidade e a facilidade de partilha, apresentam-se como mais-valias na sociedade actual, em que, cada vez mais, o tempo e a gestão que fazemos dele e das aprendizagens assumem um papel determinante. É com base nestas premissas que surge este estudo exploratório sobre a utilização de podcasts no ensino de Inglês Língua Estrangeira. Partindo da criação de uma plataforma de aprendizagem na qual foram disponibilizados regularmente episódios em formato de podcast, pretendeu-se, com este trabalho, descrever e analisar os diferentes momentos de concretização do projecto e compreender as dinâmicas de ensino-aprendizagem que se podem estabelecer neste contexto, bem como outros factores que lhes estão subjacentes. Recorrendo à observação e análise da participação e da interacção entre os intervenientes, bem como a aplicação de um questionário, tiram-se conclusões quanto à validade da utilização deste tipo de objecto de aprendizagem no domínio do ensino das línguas estrangeiras. ABSTRACT: Informal learning takes place in our everyday lives and is our main source of content input. Therefore, it is important to take advantage of our daily experience, putting its potential into practice. Presently, technological tools such as podcasts make it easier for people to access, share, spread and assimilate information, within a society in which time and learning management are decisive. Podcasts have many strong points. They are mobile, flexible and easily shared, which makes them powerful learning tools. That is the point we have tried to make in this exploratory study. By creating podcasts to teach English as a Foreign Language and making them available online, we have tried to observe and understand the learning dynamics that took place when using these learning objects. Throughout this paper we have also described the project!s different stages and it!s impact, analysing the users! input and interaction, as well as their answers to an online questionnaire. Taking all these factors into consideration, we have come to conclusions as to the viability of using podcasts to effectively learn English.
URI: http://hdl.handle.net/10773/1398
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
2010000048.pdf6.75 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2