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 Avaliação das aprendizagens dos alunos do 1º CEB : impacte da formação em ensino experimental das ciências
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1396

title: Avaliação das aprendizagens dos alunos do 1º CEB : impacte da formação em ensino experimental das ciências
authors: Silva, Maria Pedro Almeida Neves Ferreira da
advisors: Vieira, Rui Marques
keywords: Educação em ciências
Ensino da ciências
Ensino experimental
Avaliação dos alunos
Ensino básico 1º ciclo
issue date: 2009
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Numa sociedade em constante transformação ao nível económico, social e científico, são exigidos cidadãos que tomem decisões fundamentadas e assentes em valores de natureza democrática. Daí que a Educação em Ciências hoje se afigura como uma necessidade para o século XXI uma vez que, potencia a todos os cidadãos a aquisição de conhecimento útil e utilizável (Cachapuz et al, 2002). O presente trabalho propõe-se avaliar o impacte do Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico – 1º Ano de Formação – ao nível das aprendizagens alcançadas pelos alunos (6 aos 10 anos), através da implementação do instrumento de avaliação desenvolvido – teste criterial –. A investigação assentou numa abordagem de natureza quantitativa e qualitativa, incidindo num design do tipo ex post facto uma vez que, pretendese estabelecer as relações causa-efeito procedendo à comparação de grupos sem que a variável independente fosse manipulada, pois esta e o efeito já tinham ocorrido e foram estudados retrospectivamente, isto é, no final do ano lectivo em que decorreu o PFEEC. A amostra foi constituída por 113 alunos, com idades compreendidas entre os 9 e os 12 anos de idade. Foram constituídos dois grupos de trabalho, cada um com três turmas do 4º ano de escolaridade. O Grupo Experimental (n=57), constituído por alunos cujos docentes frequentaram o PFEEC na Universidade de Aveiro no ano lectivo 2007/08 e o Grupo de Controlo (n=56), formado por alunos cujos docentes nunca frequentaram o referido Programa. O instrumento de avaliação desenvolvido – teste criterial – centra-se na avaliação de competências científicas ao nível do domínio dos conceitos, bem como ao nível do domínio das capacidades de pensamento/processos científicos inerentes aos três temas abordados no 1º ano do PFEEC da Universidade de Aveiro (Flutuação em Líquidos, Dissolução em Líquidos e Sementes, Germinação e Crescimento). De acordo com os dados recolhidos pela implementação do instrumento, verifica-se que as médias obtidas pelas cotações do teste, são superiores no Grupo Experimental do que no Grupo de Controlo. As diferenças estatísticas detectadas entre ambos os grupos de investigação são estatisticamente significativas (0,002). Deste modo, há uma eficácia significativa do PFEEC pois promove aprendizagens quer ao nível dos conceitos quer das capacidades/processos científicos nos alunos que, de outra forma, estes dificilmente as promoveriam. Este estudo representa um contributo, ainda que modesto, a ter em conta na avaliação das aprendizagens dos alunos do 1º CEB ao nível do Ensino Experimental das Ciências, através do teste criterial desenvolvido. ABSTRACT: In a society in a constant economic, social and scientific transformation, citizens are required to make consistent decisions with the new currents of knowledge, based on values of a democratic nature. From there, today science educations are a need for the XXI century, since it allows all citizens the useful and usable acquisition knowledge (Cachapuz et al, 2002). This dissertation proposes to disclose evidence of the impact of the Training Program in Experimental Sciences Teaching for primary education teachers – 1st year – at the level of pupils’ learning (6 to 10 year-olds), through the application of a criterial test. The study was based on a quantitative and qualitative approach, with an ex post facto design, given that it sought to establish cause-effect relationships from the comparison of groups where the independent variable was not manipulated, and because both this variable and the effect had already occurred and were studied retrospectively, i.e. at the end of the school year the TPEST took place. The sample was consisted by 113 pupils, aged between 9 and 12. Two work groups were formed, each one with three 4th grade classes. The experimental Group (n=57) consisted of pupils whose teachers attended the University of Aveiro TPEST in the academic year 2007/08 and the Control Group (n=56) of students whose teachers never attended the program. The evaluation tool developed – criterial test – is focused on the evaluation of scientific competences in the field of the mastery of concepts and also at the thought and scientific processes level related to the three topics covered in the 1st year of the University of Aveiro TPEST (Fluctuation in Liquids, Dissolution in Liquids, and Seeds, Germination and Growth). According to the data collected from the application of the instrument, it appears that the averages obtained in the test are higher in the Experimental Group than in the Control Group. The statistical differences found between both research groups are supported by the analysis of the answers to the criterial test developed, with statistically significant differences (0,002). Thus, there is a significant efficiency of the TPEST given that it promotes pupils’ learning both at the level of the concepts and the skills/scientific processes, otherwise difficult to promote by other means. This study represents a contribution, however modest, to be taken in consideration in the assessment evaluation of primary education students in the Experimental Sciences Teaching level, through criteria test developed.
description: Mestrado em Educação em Ciências no 1º ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/1396
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